Artigos

03 jul 2007

TRÂMITE SAFADO


Compartilhe!           

ACIMA DAS LEIS
A nossa realidade é a seguinte: da mesma forma com que os países árabes não se mostram interessados nem preparados para viver em democracias, nós aqui no Brasil, cheios de ilusões, não conseguimos fazer valer a democracia instalada. Algumas classes, a exemplo da nobreza, com o nosso claro consentimento resolveram que precisam ficar acima das leis que valem para a maioria.
O DILEMA
Estas classes, onde os políticos se encontram, embora não sejam os únicos, têm salvo-condutos para tudo. São imunes a qualquer castigo. Sendo assim, eis o nosso dilema: 1- devemos entender que isto é bom e nada mais resta a fazer?; devemos corrigir o defeito?; ou, devemos aceitar tudo como está e morrer de desgosto? As nossas atitudes devem esclarecer tudo. Aguardemos, pois.
AJUDANDO NA ESCOLHA
Para ajudar no raciocínio, nada melhor do que usar o exemplo a seguir, para entender que tipo de atitude devemos tomar dentro do dilema: no escândalo que envolve o Senado brasileiro, por incrível que possa parecer, o senador Calheiros não é o meliante. O safado e corrupto é o trâmite do processo. Safado este trâmite, não é mesmo?
O PRÓPRIO DECIDE
Confirmando, portanto, todas as expectativas, o que ainda deixa muita gente de boca aberta, será o próprio senador Renan Calheiros aquele que deverá decidir o seu destino. Esta, portanto, é a lógica do nosso Parlamento. Enquanto a gente grita aqui fora eles se deliciam com as safadezas, se julgam e se inocentam. Viva a passividade.
MERCADO IDEOLÓGICO COMUM
O Mercosul, sem qualquer medo de errar na definição, já foi identificado como um ridículo Mercado Comum, onde até entrar e sair de qualquer país membro é necessário preencher documentos idiotas. No restante mais mostrou que o objetivo sempre foi mais político-ideológico do que comercial. Basta verificar quem são os sócios e aliados.
MERCADO BOLIVARIANO
Outro Mercado Comum que vai ganhando força, já definido como aliança comunista latino-americana, é o Grande Estado Bolivariano, liderado pela Venezuela de Hugo Chávez, e inspirado pelo cubano Fidel Castro. Fazem parte deste miserável grupo a Bolívia, Nicarágua e Equador além de seus iniciadores já denominados.Como o objetivo das forças preponderantes do todo é unir os dois blocos comunistas latinos, não estou convencido de que o governo brasileiro deixará a Venezuela sair do Mercosul. Pago para ver.
AINDA AS COTAS
Ainda dentro do assunto das cotas raciais e sociais, às quais me referi ontem, diante de tantos comentários recebidos quero deixar bem claro: ser contra ou a favor das cotas significa tão somente ser contra ou a favor da discriminação racial, que com as cotas passa a ser oficializada. Esta a realidade conquistada com a aprovação.
CONTRA
A Federasul vai votar contra a proposta de aumento nas taxas de serviços da Junta Comercial do RS. A proposta de aumento foi apresentada aos vogais da Junta (18, sendo quatro representantes da Federasul) na semana passada. O projeto de aumento é vinculado à modernização da Junta que não tem autonomia para administrar seu próprio caixa que compulsoriamente remete por ano R$ 6 milhões ao caixa único.
SEMINÁRIO
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e o Governo do Estado promovem dia 05, a partir das 9h, o seminário Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na sede da entidade. Os diplomatas vão falar sobre oportunidades de negócios dos seus países, além de conhecer a indústria gaúcha. Participam do evento, além do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Muller; e do secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença; a embaixadora da Tailândia no Brasil, Siree Bunnag; o embaixador de Myanmar, Htein Win; a embaixadora das Filipinas, Teresita Barsana; o embaixador da Malásia, Dato Ismail Mustapha; o embaixador do Vietnã, Nguyen Thac Dinh; e o embaixador da Indonésia, Bali Moniaga.
BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) poderá financiar até 32,5% a mais no segundo semestre de 2007. Com a ampliação concedida pelo BNDES, o valor total disponível para o ano chega a R$ 1,1 bilhão.
INCUBADORA
A FIERGS, através do seu Conselho de Articulação Parlamentar, lança amanhã 4,, às 10h, a Incubadora de Propostas Legislativas. O objetivo é que as idéias, por meio dos parlamentares, sejam transformadas em projetos de lei. Será também um espaço destinado ao estudo, discussões e proposições de emendas a projetos já apresentados. O evento, que será realizado na sede da FIERGS (Plenário Mercosul), contará com a presença de senadores, deputados federais e estaduais e empresários.