Artigos

02 jun 2006

TERCEIRA DIVISÃO


Compartilhe!           

GRANDE RESISTÊNCIA
Embora sempre tenha feito constantes (para muitos até cansativas) advertências a respeito do fraco desempenho da nossa economia, o certo é que os nossos governantes resistem bravamente a todas as atitudes que poderiam tirar, de uma vez por todas, o Brasil do pobre terceiro mundo. Que em linguagem futebolística significa Terceira Divisão.
FIM DA ONDA
A euforia do crescimento mundial, como já é sabido pelas cíclicas repetições, não dura para sempre, assim como nunca marca hora para acabar ou diminuir o ritmo. Mas, pelo andamento das coisas é perceptível que a onda pode estar chegando ao fim.
TURBULÊNCIAS
Decididamente, falta ao nosso setor público, aos governantes, a coragem para o enfrentamento dos problemas crônicos, os quais já foram mais do que diagnosticados, e que impedem o nosso crescimento sustentável por muito tempo. Assim, é notório que estamos sofrendo mais uma vez com as turbulências externas.
DESACELERANDO
Para o Bird ? Banco Mundial ? a América Latina vai desacelerar. Vejam: não se trata de uma instituição pessimista ou otimista. E também não tem preferência. Simplesmente usa dos importantes instrumentos que possui, e que merecem crédito, para analisar e projetar mercados e tendências.
TERCEIRONA
O estudos que o Bird faz se baseiam nas atitudes que os diversos governos adotam para enfrentar seus problemas. Alguém tem dúvida de que o Brasil não quer adotar as providências necessárias para chegar ao grau ótimo de desenvolvimento? Gente: é mais do que vocação para o terceiro mundo. É teimosia. Adoramos a Terceira divisão.
OS CULPADOS DE SEMPRE
Como os EUA não são bem-vindos por aqui, não faltará aos neocomunistas latinos e, principalmente brasileiros, a crítica de que os americanos resolveram aumentar a sua taxa de juros para prejudicar o Brasil. O problema deles vai entrar para a nossa história como pura perseguição. E assim os nossos problemas deixam de existir. Legal, não?
LIVROS
No dia 7 de junho, acontece no Bourbon Shopping Ipiranga, na Livraria e Revistaria Cameron, noite de autógrafos com os escritores Roberto Shinyashiki, com o livro Tudo ou Nada, José Luiz Tejon, com Liderança para Fazer Acontecer, e Prem Milan, com a obra - Porque Você Mente e eu Acredito. As sessões de autógrafo acontecem a partir das 19h.
INSUFICIENTE
O Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE) vai receber da Secretaria da Fazenda, neste mês, repasse de R$ 16 milhões. O aporte, confirmado ontem à tarde, não resolve o problema financeiro que é muito maior.
TÁ NA MESA
O economista Paulo Rabello de Castro é o convidado do Tá na Mesa da Federasul desta quarta, dia 7 de junho. Na reunião-almoço, apresentará o tema: Brasil 2006: quais são as apostas para os rumos do país?.
EXPOVEL
O Grupo Gerdau participa, entre 3 e 11 de junho, da 7ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de Porto Velho (Expovel), a maior da região no setor de agronegócios. No evento, as principais atividades comerciais, rurais e de serviços do País vão ser apresentadas ao público e aos investidores.
PRÊMIO
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) recebe hoje, 02, o Prêmio Top Qualidade Brasil em solenidade que será realizada às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A premiação é concedida pela Organização Nacional de Eventos & Pesquisas.