REFORMA DO JUDICIÁRIO MEXICANO
Por motivo de viagem ao nordeste do país, mais precisamente às cálidas praias de João Pessoa, PB, foi impossível publicar o editorial de ontem, 12. Seguindo em frente, e levando em conta que muitos leitores ainda não foram informados, nesta semana o senado do México aprovou uma REFORMA DO JUDICIÁRIO, cujo conteúdo sugere que algo do tipo será proposto e/ou discutido em outros países.
VOTO DIRETO E POPULAR
Pois, atenção: a REFORMA determina que a partir do momento em que a nova LEGISLAÇÃO entrar em vigor, a maioria dos juízes – incluindo os da -SUPREMA CORTE será eleita pelo VOTO DIRETO E POPULAR. Que tal?
A PARTIR DE 2025
Como bem informa o Brazil Journal, os quase 1.700 juízes e magistrados dos tribunais superiores serão substituídos por novos, escolhidos pelos eleitores, sendo que a PRIMEIRA RODADA será em 2025 e uma SEGUNDA RODADA ocorrerá em 2027.
SUPREMA CORTE
Mais: o número de MINISTROS DO SUPREMO será reduzido de onze para NOVE, e seus mandatos serão de no máximo DOZE ANOS. Mais ainda: a lei determina também que o limite de idade cairá para 35 anos para os ocupantes da mais alta Corte do país.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: BOMBA-RELÓGIO COM CANETA E CHEFE DE GABINETE, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar