Artigos

13 set 2024

SUGESTÃO MEXICANA


Compartilhe!           

REFORMA DO JUDICIÁRIO MEXICANO

Por motivo de viagem ao nordeste do país, mais precisamente às cálidas praias de João Pessoa, PB, foi impossível publicar o editorial de ontem, 12. Seguindo em frente, e levando em conta que muitos leitores ainda não foram informados, nesta semana o senado do México aprovou uma REFORMA DO JUDICIÁRIO, cujo conteúdo sugere que algo do tipo será proposto e/ou discutido em outros países.


VOTO DIRETO E POPULAR

Pois, atenção: a REFORMA determina que a partir do momento em que a nova LEGISLAÇÃO entrar em vigor, a maioria dos juízes – incluindo os da -SUPREMA CORTE será eleita pelo VOTO DIRETO E POPULAR.  Que tal? 


A PARTIR DE 2025

Como bem informa o Brazil Journal, os quase 1.700 juízes e magistrados dos tribunais superiores serão substituídos por novos, escolhidos pelos eleitores, sendo que a PRIMEIRA RODADA será em 2025 e uma SEGUNDA RODADA ocorrerá em 2027.


SUPREMA CORTE

Mais: o número de MINISTROS DO SUPREMO será reduzido de onze para NOVE, e seus mandatos serão de no máximo DOZE ANOS. Mais ainda: a lei determina também que o limite de idade cairá para 35 anos para os ocupantes da mais alta Corte do país.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: BOMBA-RELÓGIO COM CANETA E CHEFE DE GABINETE, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar