BRASIL PASSADO A LIMPO?
A confusa, ingênua, perturbada e atônita sociedade brasileira, pelo que informam os meios de comunicação de massa, parece que tomou (tardiamente) decisão de exigir que o Brasil seja, definitivamente, passado à limpo.Esta impressão, no entanto, está sendo observada graças ao comportamento inesperado e surpreendente da maioria dos ministros do STF que estão se decidindo pela condenação de quase todos os envolvidos no Mensalão.
ACREDITAR COMO?
Todavia, como a pesquisa Datafolha deu uma informação totalmente diversa, ao considerar, cientificamente, que praticamente metade dos eleitores não vê o julgamento como fator importante e decisivo na escolha dos candidatos às eleições municipais, não há como acreditar que isto seja verdade.
DILEMA
Ainda que seja possível a existência de um pingo de verdade nisso tudo, ao usar o raciocínio lógico chega-se à conclusão de que, neste caso, a sociedade se coloca diante de um dilema perigoso, de cunho amoroso-político. Algo complicado que a leva tomar uma decisão entre as seguintes:
1- LULA ESTÁ ENVOLVIDO!
1- Aceita como verdade que o Mensalão de fato existiu, e desta forma concorda, de uma vez por todas, com as declarações feitas por Marcos Valério de que o presidente Lula está envolvido até o pescoço nos atos de corrupção. E, a partir daí resolve dar por fim ao casamento que manteve até agora com o PT; ou,
2-SOCIEDADE APAIXONADA
2- Por estar totalmente apaixonada, a sociedade resolve aceitar o adultério de forma passiva e alegre, convencida de que esses impressionantes e inegáveis atos de corrupção, devidamente confirmados pelo STF, não mais se repetirão. Mesmo que o amante, em momento algum, declare tal compromisso e/ou estar arrependido.
AVENIDA BRASIL
Como praticamente todo os brasileiros estão de olho no desfecho da novela Avenida Brasil, mesmo que a trama esteja muito chata e irreal ainda consegue mostrar que o povo se identifica com o pobre Tufão. Já Lula e sua turma estão mais para Carminha e Max. Ou seja, nem as provas claras de adultério, roubo e outras safadezas conseguem convencer o traído apaixonado.
FIRME NO PODER
Pois é. Na novela, assim como no futebol, o povo, em massa é intolerante. Na Avenida Brasil exige que Carminha e Max paguem pelo mal que fizeram. E quanto à Nina, Jorginho e Tufão, que sejam felizes.Já na vida real, onde o rigor deveria ser total, aí a sociedade tem se mostrado tolerante com as safadezas, pelo que revela a pesquisa Datafolha. Em outras palavras: entra na conversa dos espertos, que pedem votos para continuar firme no poder, para dar continuidade às barbaridades. Pode?