ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO
A título de esclarecimento, os 39,3 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS (aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios) do INSS passaram a ter direito aos novos reajustes. Deste total, 27,3 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS passam a receber R$ 1.412 (valor igual ao do salário-mínimo), o que significa um reajuste de 6,97%. Já os demais 12 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS que recebem acima do SALÁRIO-MÍNIMO, ganharão um reajuste de 3,71% ,de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2023. Com isso, o novo TETO DOS BENEFÍCIOS pagos pelo INSS passa a ser R$ 7.786,01.
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Como o DESCONHECIMENTO GERAL IMPERA por todos os cantos do nosso país, dá para contar nos dedos de uma só mão aqueles que sabem, e entendem, que PREVIDÊNCIA nada mais é do que um SEGURO SOCIAL (PRODUTO) ADQUIRIDO POR MEIO DE CONTRIBUIÇÃO MENSAL QUE GARANTE AO SEGURADO UMA RENDA NO MOMENTO EM QUE ELE NÃO PUDER TRABALHAR. Em linhas gerais é uma POUPANÇA que precisa ser feita pelo -SEGURADO-, cujo montante passa a ser desfrutado a partir do início da sua APOSENTADORIA ou de eventual IMPOSSIBILIDADE DE TRABALHAR.
SISTEMA DE REPARTIÇÃO
Infelizmente, no nosso imenso Brasil a PREVIDÊNCIA SOCIAL tem como base o REGIME DE REPARTIÇÃO SIMPLES, onde, em tese, as CONTRIBUIÇÕES DOS TRABALHADORES -DEVERIAM GARANTIR- o PAGAMENTO INTEGRAL DE TODAS AS APOSENTADORIAS E PENSÕES DAQUELES QUE JÁ DEIXARAM DE CONTRIBUIR.
ALTAMENTE DEFICITÁRIA
Como as CONTRIBUIÇÕES DOS TRABALHADORES têm se mostrado SISTEMATICAMENTE INSUFICIENTES PARA ATENDER OS BENEFICIÁRIOS, O GOVERNO, DE FORMA LAMENTÁVEL E CRIMINOSA, ENTENDE QUE A DIFERENÇA DEVE SER BANCADA POR IMPOSTOS, SENDO QUE ALGUNS SÃO MASCARADOS ATRAVÉS DE UTILIZAÇÃO DE FALSAS NOMENCLATURAS. Pois, mesmo assim, a PREVIDÊNCIA SOCIAL NO NOSSO BRASIL, notadamente por conta das ABSURDAS E INJUSTAS APOSENTADORIAS DO SETOR PÚBLICO, é ALTAMENTE DEFICITÁRIA.
PRODUTO
Ora, considerando que PREVIDÊNCIA É UM -PRODUTO- QUE PRECISA SER ADQUIRIDO PELOS CIDADÃOS, COM BASE EXCLUSIVA NA LÓGICA DO CÁLCULO ATUARIAL, como de resto acontece com os PLANOS OFERECIDOS PELAS EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA, tudo que acontece fica por conta do REGIME DE CAPITALIZAÇÃO, que investe as contribuições mensais formando um FUNDO A SER RESGATADO, MENSALMENTE, a partir do momento em que o trabalhador-contribuinte se torna um APOSENTADO. Este CORRETO REGIME, infelizmente, não foi aprovado na REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Ou seja, como o principal não foi aprovado, a REFORMA DA PREVIDÊNCIA FICOU, ALÉM DE INCOMPLETA, AINDA MAIS INJUSTA, a considerar que a PIRÂMIDE SOCIAL mostra uma clara DIMINUIÇÃO DOS CONTRIBUINTES ENQUANTO O NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ERRAR É HUMANO. PERSISTIR NO ERRO É BURRICE, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar