NOTÍCIAS DO SIAL
A cada dia, o crescimento da participação dos brasileiros nas feiras internacionais é notória. Nesta edição do Sial, mais um recorde foi batido, com a vinda de 150 empresas dos mais variados setores da atividade alimentícia. A maioria delas, ainda sem condições de ter seus stands independentes, preferem o guarda chuva inteligente da APEX, na forma de pavilhão de Nações, que tem facilitado enormemente a participação dos exportadores e dos interessados em exportar.
OS TRADICIONAIS
Os produtos alimentícios que já ganharam tradição são: carne bovina, frango, conservas, cachaças, doces e balas. Chama a atenção, no entanto, a carne bovina. Os expositores, através da ABIEC e do programa South Brazilian Beef não tem do que se queixar. É alegria pura. Os contatos acontecem a cada minuto o que até dificulta conversar com os expositores. Beleza. Já os frigoríficos de São Paulo e do Centro Oeste é que estão com tudo mesmo. A região como um todo mostra que cuida com muito carinho o assunto carne e a exportação. Um sucesso.
CHINA
Assinado o protocolo de liberação sanitária para o ingresso de aves brasileiras na China, é possível que nos próximos dias seja também liberado o protocolo para a carne bovina. Se as coisas andam muito boas para a carne assim como está, imaginem com a China entrando nas compras.
TUDO PELO SOCIAL?
As conversas de bastidor surtem efeitos interessantes. Muitos europeus não entendem as reclamações do Brasil quanto a fome e a miséria, hoje um artigo muito vendido pelo nosso governo no mundo todo. A pergunta que fazem, com muita procedência, é o porque de ficarmos persistindo com a venda de commodities ao invés de agregar mais mão de obra aos produtos. Estamos, no entender deles e de nós mesmos, melhorando a vida dos nossos compradores. Afinal, nós damos trabalho aos estrangeiros a cada venda feita. Compram a nossa matéria prima e em seguida agregam mão de obra deles. Enquanto isso, cuidamos do Fome Zero.
TAXAS DE JUROS E DE RISCO
A gritaria dos empresários e da imprensa em geral, sempre muito influenciadas pelo vice José Alencar, continua sendo grande quando o assunto é taxa de juros. Poucos se dão conta, no entanto, de que junto com o anúncio de elevação da taxa Selic, por parte do Copom, o índice que mede o risco Brasil recua. Uma prova de que os investidores não se sentem prejudicados, mas muito confiantes de que a medida é correta. No Brasil os caolhos não vêem isto. Crêem que uma alta do juro básico aumenta a desconfiança.
CUBA
Há sempre aqueles que detestam quando alguma notícia ruim sobre Cuba é divulgada. Como se pudesse haver notícia boa com Fidel permanecendo vivo. Por serem tão apaixonados pelo regime cubando e pela grande devoção que tem por Che Guevara, estas pessoas nunca admitem qualquer coisa que se diga ou se escreva sobre problemas da Ilha do Dr. Castro. Mas, apesar deles tenho o dever de informar que a cada dia a vida dos cubanos está ficando mais insuportável. Os coitados, por estarem impossibilitados de se manifestar, caso contrário pagam com suas vidas, estão sempre à mercê das loucuras de Fidel.
FESTEJANDO OS ACENDÕES
A falta de eletricidade em Cuba é tão grave que, se houve um tempo em que eram muito lamentados os apagões, de tão preta que as coisas estão, a festa agora é muito grande quando há acendões. Tudo porque não há quaisquer investimentos em infra-estrutura. Mas o problema, certamente, não está numa eventual falta de vontade política de El Jefe. Está, como sempre é dito pelo próprio, no embargo que os EUA impõem ao regime. Pode? Pode aqui este tipo de reação, onde muita gente acredita piamente nisso.
AGENDA
-
SONAE
-O presidente mundial do grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, participa hoje, 19, do evento -Investir no Brasil? - promovido pela Amcham/RS. Informações pelo site: www.superacaobrasil.com.br.
VI JAT
Jornada de Atualização Tecnológica - Acontece hoje e amanhã, 20 de outubro, em Porto Alegre, e terá como tema ?Soluções para Tecnologia Móvel?. Inscrições e Informações:(51) 3346.4422 e pelo site www.softsul.org.br.
BANRISUL
-A Agência Central do Banrisul (Rua Capitão Montanha, 177 - Praça da Alfândega) irá inaugurar o novo layout de suas dependências,amanhã, dia 20. A nova estrutura irá oferecer aos clientes um ambiente moderno e um atendimento ágil. Também foi criada uma rampa de acesso que facilita a movimentação de deficientes físicos e idosos.