Artigos

07 jul 2009

SEGREDO DE JUSTIÇA


Compartilhe!           

PROVAS
Confesso que ainda não entendi o que significa, aqui no Brasil, o tal de Segredo de Justiça. Até agora me parecia lógico que deveria haver impedimento legal de qualquer divulgação daquilo que ainda não reúne provas suficientes para ser levado ao conhecimento público.
CONSTRANGIMENTO
E imaginava, também, que aquele que ousasse divulgar qualquer assunto que corre em segredo de Justiça, principalmente a mídia, deveria ser punido pelo constrangimento que acaba impondo aos denunciados. Até porque, depois que a sociedade é informada sobre denúncias sem provas adequadas, torna-se praticamente impossível aos atingidos recuperarem a imagem séria.
CAIXA DOIS
As denúncias sobre fraudes praticadas pelo governo do RS são muito sérias. Todos nós, gaúchos e brasileiros, precisamos e queremos saber de tudo que possa ser verdade ou mentira nesse episódio do caixa dois de campanha. Mas da forma com que o jornal Zero Hora, e o grupo RBS como um todo estão fazendo é deplorável.
DESGRAÇA
Além disso, para destruir ainda mais a imagem da governadora do RS a maior empresa de comunicação do Estado foi bem objetiva na sua pretensão: tratou de entrevistar a complicada deputada Luciana Genro, do PSOL, que respira desgraça por todos os poros. É este tipo de jornalismo que exige diploma?
PARQUE GRÁFICO
Recentemente, o jornal Zero Hora inaugurou um moderníssimo parque gráfico. Enquanto consegue melhorar a qualidade de impressão do jornal, ele permanece paupérrimo na sua qualidade jornalística. Resultado: um mau investimento, que fica mais evidente depois que adota a linha de divulgar aquilo que ainda não há provas. O curioso, para completar, convidaram o presidente Lula para inaugurar o parque gráfico. Logo quem...
IMPEACHMENT
Estranho, muito estranho, esse interesse em fomentar a sociedade para o impeachment da governadora do RS. Ora, ninguém faz isto sem uma boa razão. Como esse mesmo jornal já aderiu a campanha liderada pela ANP - Ass. Nac. dos Jornais, para destituir o ex-presidente Collor, dá para imaginar.
PUNIÇÃO
De novo: sempre que houver culpados, no governo ou fora dele, que sejam punidos. Mas, se a imprensa for culpada por revelar o que é segredo de Justiça que a punição também seja exemplar. Vamos ver o que diz o Ministério Público Federal depois da nota que divulgou na tarde de ontem.