SEM PARAR
Com base em dados sérios e confiáveis disponibilizados notadamente pelo CLP -CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA- (clp.org.br), e repassados pelo diretor da Propósito Capital, Zulmir Tres, os economistas Aod Cunha (conselheiro empresarial) e Antonio da Luz, (Farsul) desfilaram, na abertura do recente Fórum Econômico - Rio Grande Do Sul 2024, números e comparações absolutamente irrefutáveis que explicam -tim-tim por tim-tim-, a trajetória econômica ERRANTE que o povo gaúcho vem perseguindo -sem parar- nas últimas décadas.
CRESCIMENTO ECONÔMICO COMPARATIVO
Já no início da sua apresentação, o economista Aod Cunha mostrou uma tela apontando que de 2010 a 2023 (14 anos, enquanto o BRASIL cresceu 31,3%, o pobre Estado do RS cresceu apenas 24,21%. Mais: o excelente Estado de SC, para quem não sabe, avançou 59,35% e o Estado do PR cresceu 39,92%. De novo: não se trata de um crescimento eventual, mas do resultado dos últimos 14 anos.
RANKING DE COMPETITIVIDADE
No item RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS, para desespero geral, o RS ostenta:
25º lugar (penúltimo) no item SOLIDEZ FISCAL;
18º em POTENCIAL DE MERCADO;
15º em TAXA DE FREQUÊNCIA LÍQUIDA NO ENSINO MÉDIO;
11º em INFRAESTRUTURA;
27º em CUSTO DE SANEAMENTO BÁSICO;
20º em QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA;
26º em TAXA DE INVESTIMENTOS;
26º em SOLVÊNCIA FISCAL;
24º em GASTO COM PESSOAL;
23º em INDÏCE DE LIQUIDEZ
CRESCIMENTO POPULACIONAL
Já no item CRESCIMENTO POPULACIONAL NA REGIÃO SUL, DE 2020 A 2022, o Estado do RS apresentou alta de 1,8% (evidenciando que os gaúchos em geral são impelidos a deixar o Estado), enquanto isso o Estado de SC aumentou em 21,8% e o Estado do Paraná, 9,6%.