Artigos

04 mai 2006

REUNIÃO DE CÚPULA


Compartilhe!           

TUDO COMBINADO
Como esta edição do
GRUPO FORTE
De qualquer forma, estes autodenominados grandes chefes latino-americanos formam um forte grupo que precisa ser vigiado, onde cada um deles representa e constitui um segmento interessante. Individualmente, eles já estão notabilizados como: o chefe dos Cocaleiros, o chefe dos Mensaleiros, o chefe dos Caloteiros e o chefe dos Bandoleiros. Creio, a estas alturas, não precisar mais identificar cada um deles.
FESTEJAR OS RESULTADOS
Esta reunião, contudo, não será muito diferente das anteriores, certamente. Até porque não há nada que o grupo ainda possa dizer fora daquilo que pensam, propuseram, comentaram e decidiram nos encontros passados, sempre carregados de sorrisos e apertos frenéticos de mãos. Servirá, como se sabe, mais para ocupar espaços na mídia e festejar os resultados que vem sendo obtidos.
IDEOLOGIA PLANTADA
A decisão já tomada pelo chefe dos Cocaleiros é o motivo para deste encontro. A repercussão, por óbvio, será avaliada, não discutida. As combinações já feitas e a estratégia adotada, diante do impacto das notícias até podem sofrer alguma correção de rumo, o que jamais pode ser entendida como um recuo. Afinal, a ideologia já está plantada. E com ela não há contratos que sejam honrados ou mantidos. Negociação para eles é firula. Autoritarismo é a lei.
FROUXO?
Estou percebendo agora que muita gente está acusando o presidente Lula, de estar fazendo um papel de frouxo na questão que envolve a nacionalização do gás boliviano e a expropriação de empresas. Nada disso. Esta faz parte da decisão desde o momento em que resolveu apoiar a candidatura de Evo Morales a presidência da Bolívia. As declarações de Lula na época não precisam de tradução ou melhor interpretação. Só não entende quem não quer.
SERES EM EXTINÇÃO
Foi-se mais um liberal. Nesta semana foi a vez de John Galbraith nos deixar. Ficam, contudo, seus livros e ensinamentos importantes que espero sejam lidos e relidos pelos nossos jovens e adultos. Se obras de artistas do desenho e da pintura ficam mais procurados e mais caros quando eles desaparecem, espero que o mesmo ocorra com os mestres do liberalismo. Quem sabe, em algum dia, ainda sejam copiados por aqui.
CLARO DESEMPENHO
A América Móvil -, controladora no Brasil da Claro - anunciou hoje seus resultados, com destaque para o desempenho da empresa brasileira: a liderança de vendas da Claro no Brasil em março (37,3%, segundo a Anatel) se refletiu positivamente no resultado financeiro da companhia. A base de assinantes da Claro aumentou 36,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, encerrando o trimestre em quase 20 milhões de clientes (19, 4 milhões, em março de 2006). Com isso, a empresa aumentou sua participação de mercado para 21,75%, devido à conquista de 787 mil novos clientes, 24,0% a mais que no mesmo período do ano passado.
VINHOS DA ARGENTINA
A Wines of Argentina é uma associação de 100 vinícolas que se destacam em exportações de vinhos finos do país. Anualmente realiza um encontro com especialistas. E agora para maio estão sendo realizados uma série de eventos nas capitais brasileiras, iniciando por Brasília, seguindo para Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Nesses locais haverá degustações exclusivamente com compradores, importadores, enólogos, sommeliers e formadores de opinião.Em Porto Alegre o encontro acontece dia 11 de maio, às 17h, no Clube Sociedade Libanesa. Na ocasião, estarão montados 22 stands de vinícolas participantes. E os convidados poderão degustar e conhecer os vinhos finos da Argentina.
TAP
A partir de 8 de maio, a TAP passa a oferecer vôos diretos ligando Rio de Janeiro e São Paulo à cidade do Porto, operados nos novos equipamentos Airbus A330. Com estas novas rotas, a companhia disponibiliza 47 vôos por semana para a Europa à partir do Brasil.
ELEIÇÕES
Os corretores de imóveis gaúchos escolherão os integrantes do Conselho da categoria através de voto eletrônico, no dia 12 de maio, data em que se comemora 28 anos da regulamentação da profissão. Em Porto Alegre, as urnas estarão localizadas no Gigantinho. No interior do Estado, serão instaladas 33 urnas eletrônicas e oito urnas convencionais nas delegacias regionais do Conselho.