Artigos

18 mai 2007

RETORNO À REALIDADE BRASILEIRA


Compartilhe!           

A VOLTA
Encerro hoje esta breve viagem à Espanha. E volto ao Brasil sempre lamentando que nossos governantes se negam a enxergar melhor o que está acontecendo neste mundo globalizado.
COMPETIÇÃO X MUDANÇAS
A Europa, assim como o mundo todo, tem problemas. E excesso de regulamentação é um deles e por isto é muito reclamado pelos empresários espanhóis, coisa que também acontece aí no Brasil onde também temos pouca liberdade.
MELHOR EXEMPLO
Mas, alguns países estão dando melhor exemplo. Principalmente aqueles admitidos mais recentemente na Comunidade Européia. Mais preparados para os novos tempos acabam por promover mudanças naqueles mais resistentes e conservadores. Até porque a competição está criando tal necessidade.
SHOW
Os países do antigo leste europeu, hoje já identificados novamente como países da Europa central, continuam dando um verdadeiro show de exemplos a serem seguidos. A preparação começou a partir da queda do muro de Berlim quando ficaram livres da Cortina de Ferro. E se consolidou com a entrada na UE.
NOVA FRANÇA
As mudanças que estão acontecendo por aqui, principalmente na França, com a vitória e a posse de Sarkozy, repercutiram bastante nos jornais europeus. Sarkozy virou uma aposta firme numa nova França, com mais ordem, menos tolerância com os baderneiros e incentivos para recuperar as empresas francesas que deram o fora de seu país.
ELEIÇÕES
A Inglaterra quer novo governo. E a Espanha está envolvida na eleição dos prefeitos na próxima semana. Pelo que dizem os candidatos muita novidade ainda pode acontecer em toda a Espanha que, apesar dos problemas, esbanja crescimento e desenvolvimento.
VISITA
Sugiro, enfim, sempre uma visita a Europa com uma boa observação das atitudes que a Comunidade Européia está tomando para enfrentar os novos tempos. Os nossos políticos precisam viajar com menos objetivos turísticos como fazem habitualmente. Deveriam ter olhos mais voltados para assuntos que precisam ser tratados aí com seriedade, e que países mais antigos já encararam. Nestes casos basta copiá-los naquilo que deu certo.
54 ANOS
Hoje, dia 18, a Fábrica de Móveis FLORENSE completa 54 anos de fundação. Parabéns por esta trajetória de sucesso.
PARCERIA SOCIAL
Nesta segunda, 21, ocorre o lançamento da ?Rede Parceria Social?, às 19h30min, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social, marcará o início de uma nova linha de atuação, cujo foco é o desenvolvimento social sustentado, em parceria com empresas e o terceiro setor.
TRADE TURÍSTICO
O Escritório Municipal de Turismo realizará na terça, 22, às 14h, um encontro com empresas e entidades do trade turístico de P.Alegre para apresentar detalhes de pelo menos dez eventos de peso que ocorrerão na Capital no segundo semestre deste ano, dirigidos a diferentes públicos, e que serão apoiados pelo órgão.
MEDABIL
A Medabil Sistemas Construtivos vai investir US$ 100,0 milhões nos próximos três anos, visando aumentar sua capacidade de produção das atuais 40 mil para 100 mil toneladas anuais. A informação foi prestada ontem, 17, pelo presidente da empresa gaúcha, Attilio Bilibio, durante café da manhã para a imprensa, alusivo ao 40° aniversário de fundação. Na oportunidade, Bilibio apresentou o livro de sua autoria ?Como Começar uma Indústria ? Com Pouco Dinheiro e Muita Paixão?.
MPEs
O presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamoto, se reuniu ontem com o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, para tratar da Lei Geral das MPEs, sancionada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
FÓRUM
A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai realiza dia 23, às 19h 30min, no centro de Eventos do Sheraton Porto Alegre, o I FÓRUM DE DIREITO AMBIENTAL, com o tema: ?O Impacto do direito Ambiental no Setor Empresarial?.