MAIS CONFIANÇA
Nos últimos anos, felizmente, muitas instituições que operam no mercado financeiro e de capitais passaram a oferecer palestras e cursos visando dar maiores esclarecimentos e informações ao público sobre como investir com mais confiança nas bolsas de valores e/ou de mercadorias.
DESINFORMAÇÃO
Por outro lado, demonstrando pouco interesse em agregar informações corretas sobre o comportamento dos preços e índices dos ativos negociados a cada dia, grande parte da imprensa ainda trabalha no sentido inverso, desinformando os investidores.
REALIZAÇÃO DE LUCROS
Uma das explicações mais infelizes, que quase todos os noticiários registram quando precisam explicar uma desvalorização do índice da Bolsa, é uma tal de REALIZAÇÃO DE LUCROS.
MERCADO
Ora, o mercado é o ambiente onde interessados em vender alguma coisa se encontram com os possíveis compradores do mesmo bem. A aproximação começa através de ofertas de preços de ambos os lados. E, quando os preços se encontram, aí o negocio é fechado.
BOBOS E ESPERTOS
Do jeito que os desinformados explicam a queda de preços, chamando de REALIZAÇÃO DE LUCROS, significa, claramente, que o mercado se compõe de vendedores espertos e compradores idiotas. Para que o mercado realize lucros seria preciso a existência de compradores bobos, onde a poupança destes é usada só para alegrar os espertos.
VAI E VEM
O vai e vem dos preços dos ativos negociados nas bolsas, por todos os comentários que merecem, tem explicações. Como o mercado é muito sensível, tanto aos boatos quanto aos fatos políticos e econômicos, os mais atentos agem com mais rapidez, decidindo vender ou comprar.
VÁRIOS MOTIVOS
Quando há uma pressão mais vendedora, os motivos podem ser vários: troca de posição, por satisfação de preços alcançados; arbitragem com relação a outros ativos ou outras praças de negociação; operações com derivativos, etc. Quem acompanha o sistema sabe como interpretar. Não tem mistério.