Artigos

12 fev 2019

REAÇÕES SOBRE OPINIÕES


Compartilhe!           

MORTE DE RICARDO BOECHAT

A comoção que se instalou no Brasil todo, com a morte trágica do radialista Ricardo Boechat, de forma praticamente idêntica tanto no meio jornalístico quanto na cabeça dos milhões de ouvintes e telespectadores espalhados por todo o País, no meu entender pode se colocar como uma oportunidade ímpar para que os meios de comunicação entendam como o público em geral interpreta notícias, informações e opiniões que são ditas no ar.


GANHA-GANHA

Como atuei por muito tempo no Rádio e na Televisão, sempre manifestando opinião, e nos últimos anos passei a me manifestar por escrito, as reações dos meus ouvintes, telespectadores e leitores me levaram a entender, claramente, que o texto de um comunicador, do tipo que tem uma linha editorial clara e bem definida, quando chega em alguém que tem boa capacidade de discernimento, o efeito positivo, do tipo ganha-ganha.


FRUSTRAÇÃO E IRRELEVÂNCIA

Já quando a mensagem do mesmo comunicador (que tem linha editorial definida) se depara como um ouvinte/leitor de baixo nível de discernimento, aí o resultado é tido como frustrante. E, se invertermos para o caso de um texto produzido por um comunicador confuso e oportunista, que é lido/ouvido por quem goza de boa capacidade de discernimento, a reação é nula, ou irrelevente. 


ANALFABETISMO FUNCIONAL

Entretanto, se levarmos em conta que o ANALFABETISMO FUNCIONAL é uma verdadeira TRAGÉDIA BRASILEIRA, com índices alarmantes, e é imenso o número de comunicadores que manifestam opiniões voltadas para a ideologia do atraso, do tipo que aprovam governantes e medidas populistas, aí é praticamente impossível a obtenção de bons resultados.


FORMAÇÃO DE OPINIÃO

Diante desta nua e crua realidade, onde os governos socialistas se apresentam como fortíssimos agentes de transformação das mais estranhas mentiras em verdades absolutas, os ANALFABETOS FUNCIONAIS acabam se tornando presas fáceis dos maiores meios de comunicação. A maioria das pessoas entende que quanto maior o tamanho da emissora mais credibilidade ela oferece para a formação de opinião.


LINHA EDITORIAL DEFINIDA

O comunicador Ricardo Boechat, ontem falecido, se notabilizou por opiniões firmes e sempre com endereço certo. Como tinha uma linha editorial definida, ganhou milhões de ouvintes e telespectadores. Simples assim.