Artigos

19 mai 2021

PRÊMIO NOBEL DE ESTUPIDEZ


Compartilhe!           

PRÊMIO NOBEL

Entre as tarefas atribuídas à Fundação Nobel, quando Alfred Nobel a instituiu, em junho de 1900, aquela que é vista e acompanhada pelo mundo todo com grande expectativa, é o PRÊMIO NOBEL, cujos agraciados são escolhidos anualmente por instituições suecas e norueguesas que concedem a importante honraria para CINCO CATEGORIAS DIFERENTES:  Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.   

Uma outra premiação, criada em 1968 com o propósito de prestar uma homenagem a Alfred Nobel, é o PRÊMIO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. A escolha do vencedor, ou vencedores, é feita pela Academia Real Sueca de Ciência, por mais importante que seja não é considerada como PRÊMIO NOBEL. 


CATEGORIA ESTUPIDEZ

Ora, considerando que o PRÊMIO NOBEL tem como objetivo homenagear pessoas e instituições que realizaram GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE a cada ano, e até hoje nenhuma instituição ou personalidade brasileira foi escolhida para receber a premiação, fico imaginando quantos TROFÉUS já teríamos obtido caso o objetivo fosse o de homenagear aqueles que mais se destacaram na CATEGORIA ESTUPIDEZ.


O INCRÍVEL CASO CEEE-D

Neste particular, face ao complicado impasse que foi colocado visando impedir a necessária e urgente PRIVATIZAÇÃO DA CEEE-D, quem lê, por exemplo, o que disse o presidente do Sintec-RS - Sindicato dos Técnicos Industriais-, sobre o tema, fica convencido de que a escolha do PRÊMIO NOBEL NA CATEGORIA -ESTUPIDEZ- já estaria plenamente resolvida. 


AFIRMAÇÃO-PÉROLA

Eis aí a afirmação-pérola: - São especialmente três pontos que nos preocupam. Um deles é o VALOR DO NEGÓCIO estipulado pelo Estado do RS para fazer esse desinvestimento. Por lei, deveria seguir algumas regras, que o governo alega que o faz para alocar recursos em outras áreas, mas decidiu vender por um valor irrisório (R$ 50 mil), concretizado em R$ 100 mil, o que não atende esses objetivos. 


AFUGENTANDO INVESTIDORES

Na real, a cada anúncio de PRIVATIZAÇÃO o que não falta é ESTUPIDEZ. Estes portadores se notabilizam pela expressa e incontida vontade de afugentar os poucos INVESTIDORES que ainda enxergam o Estado do Rio Grande do Sul como um lugar interessante para fazer negócios. Pode? 

A propósito: os interessados no leilão da CEEE-T, que cuida da TRANSMISSÃO DE ENERGIA, prometido para 29 de junho próximo, já devem estar pensando se vale a pena entrar num negócio onde o comprador de ENERGIA, a ESTATAL CEEE-D -, não tem como pagar pela ENERGIA COMPRADA.