NOTÍCIA PREOCUPANTE
Na última sexta feira, 27, o prefeito do Município de Porto Alegre, Sebastião Melo, deixou os habitantes da capital do RS extremamente preocupados ao informar que, em média entre janeiro de 2021 e abril de 2022 -durante os 16 meses de gestão-, 33% DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO (UM TERÇO) ficaram AFASTADOS DO SERVIÇO PÚBLICO por motivo de DOENÇA.
NÚMERO EXCESSIVO MERECE CUIDADOS
Tudo leva a crer que, pelo número de ATESTADOS MÉDICOS que foram expedidos por profissionais da saúde, a ATIVIDADE PÚBLICA - prestada por servidores do município de Porto Alegre- é algo que precisa ser muito bem examinada, a considerar o número excessivo de pessoas que passaram a contrair muitas DOENÇAS, notadamente ao longo dos últimos 16 meses.
AÍ TEM...
Deixando as -ironias- de lado, o fato é que este assunto precisa ser investigado a fundo, pois envolve não apenas os SERVIDORES DO MUNICÍPIO afastados como, principalmente, os PROFISSIONAIS DA SÁUDE que emitem os atestados. Até porque quando o número de DOENTES é alto e crescente, um alerta precisa ser emitido para verificação dos motivos que levam tantos SERVIDORES (?) a se manter longe do SERVIÇO PÚBLICO. Aí tem...
EDUCAÇÃO E SAÚDE LIDERAM
Observem, não por acaso, que a MAIOR MÉDIA DE ATESTADOS é da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Entre os 6.387 servidores lotados na SMED, 44,69% estiveram ausentes do ambiente de trabalho no período analisado. Mais: meses como junho e julho de 2021 chegaram a apontar índices 77,08% e 76,73%, respectivamente. A seguir aparece a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em número de afastamentos. A média foi de 25,30% de atestados apresentados pelo menos uma vez por mês pelos servidores DOENTES!
SEI...
Vale registrar que estas DUAS PASTAS -SMED E SMS- representam 62,99% dos servidores do município. Segundo informa o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, - tivemos meses em que quase 80% dos servidores apresentaram pelo menos UM ATESTADO DENTRO DO MESMO MÊS. Detalhe importante: Quando o afastamento tem duração maior que um dia de trabalho, os servidores municipais são obrigatoriamente avaliados pelos médicos peritos e entram em Licença para Tratamento de Saúde (LTS). Sei...
SERVIÇO PÚBLICO FAZ MAL PARA A SAÚDE
Só para concluir: quem está disposto a prestar CONCURSO para ser SERVIDOR DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE é importante que saiba que o SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO FAZ MUITO MAL PARA A SÁUDE. A recomendação, portanto, é que procure outra atividade mais saudável. Que tal????