Artigos

20 jun 2023

POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, OU NEM TANTO...


Compartilhe!           

IMAGINE...

Da mesma forma como seria simplesmente impossível imaginar que viesse a faltar VINHO na Itália (maior produtor mundial), na França, no Chile e/ou na Argentina, por exemplo, mais impossível ainda seria admitir que em algum momento pudesse faltar GASOLINA na Venezuela, país reconhecidamente possuidor das maiores reservas de petróleo do mundo e segundo com mais barris disponíveis.


SORTEIO

Pois, por incrível que possa parecer, o fato é que o site -Brasil Paralelo- constatou -in loco- que apesar da fantástica abundância de petróleo, o estado de Mérida, que fica na região oeste da Venezuela, enfrenta brutal escassez de combustíveis. Pasmem: a crise mais recente fez com que o governador desse estado venezuelano, Jehyson Guzmán, filiado ao PSUV, partido do ditador Nicolás Maduro, precisasse criar um SORTEIO para determinar onde cada cidadão deve abastecer seu veículo. Que tal?


COMO FUNCIONA

Como funciona o sorteio:

  1. o anúncio é transmitido pela rádio;
  2. como em um bingo, são sorteadas bolinhas numeradas;
  3. as bolinhas vão de 0 a 9;
  4. após as bolinhas, anuncia-se o posto escolhido;
  5. os carros que as placas terminarem com os números sorteados, podem abastecer no posto de gasolina anunciado;
  6. o processo é repetido até contemplar todos os números e os postos de Mérida;
  7. os resultados são depois publicados no Instagram.

“As pessoas saem correndo de casa atrás de gasolina [após o sorteio] para chegar logo às bombas. Detalhe: "os postos só abrem até uma ou duas da tarde e não abrem aos domingos”, disse Dicxon Rodríguez, trabalhador na área de educação de 40 anos, em entrevista à agência France-Presse, enquanto aguardava com seu carro em uma fila.


CINCO HORAS EM FILAS

Uma reportagem do Diário Las Américas apontou que os estados venezuelanos com maior falta de combustíveis são Zulia, Falcón, Bolívar, Portuguesa, Monagas, Trujillo, Mérida e Lara, com problemas de abastecimento sendo registrados também em Apure, Aragua e Carabobo. Já o jornal El Nacional informou que na Grande Caracas também há escassez: motoristas relataram espera de até CINCO HORAS EM FILAS EM POSTOS DE GASOLINA.


CORRUPÇÃO DESENFREADA

Na real, a produção de petróleo na Venezuela despencou por conta 1- da MÁ GESTÃO na estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA); 2- à FALTA DE INVESTIMENTOS; e, 3- à CORRUPÇÃO DESENFREADA. Em 2020, a Câmara Venezuelana do Petróleo afirmou que a capacidade de refino do país era 80% menor do que a que possuía em janeiro de 1999, mês anterior à posse de Hugo Chávez.

A crise da gasolina na Venezuela é um reflexo da destruição da indústria do petróleo; especialmente seu parque de refino. As refinarias de Cardón, Amiay, El Palito e Puerto La Cruz foram demolidas por má gestão e corrupção. São 24 anos de destruição de um país”, escreveu no Twitter o ex-deputado José Guerra.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O FUTURO DOS HUMORISTAS BRASILEIROS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar