CAVALO DE TRÓIA
Quando alguém recebe um presente cujo conteúdo traz algum prejuízo, a expressão mais utilizada é que a vítima foi alvo de um PRESENTE GREGO. Esta expressão popular, como se sabe, tem origem na Guerra de Tróia, quando os gregos deixaram um CAVALO DE MADEIRA junto ao portão da cidadela de Tróia e seus ingênuos moradores entenderam que se tratava de um presente.
HISTÓRICO DA MAJORAÇÃO DO ICMS NO RS
Antes de tudo, para que não paire qualquer dúvida, vale lembrar o que aconteceu lá em 2015 (CINCO ANOS ATRÁS), quando os ingênuos gaúchos foram vítimas da CRUEL MAJORAÇÃO DO ICMS sobre COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E COMUNICAÇÃO, na certeza de que esta estupidez valeria apenas por 3 anos (2016, 2017 e 2018). Pois, no final de 2018, às vésperas de deixar o cargo, o então governador José Ivo Sartori, enviou à Assembleia Legislativa do RS um projeto solicitando a manutenção da criminosa MAJORAÇÃO DE ICMS por mais dois anos (2019 e 2020). Mais: naquela triste ocasião, o governador eleito, Eduardo Leite, quase que aos berros jurou de pés juntos e olhando para o céu que seria a última vez que o povo gaúcho pagaria uma alíquota mais elevada de ICMS de COMBUSTÍVIES, ENERGIA E COMUNICAÇÃO.
INGÊNUO POVO GAÚCHO
Pois, ontem, depois de tantas idas e vindas, aproveitando a chegada do Natal, o governador Eduardo Leite, diferente do que aconteceu em TRÓIA, quando os troianos não imaginavam que dezenas de soldados gregos estavam dentro do enorme CAVALO DE MADEIRA , os gaúchos, por sua vez, e principalmente seus representantes -deputados- sabiam muito bem o que continha na perversa embalagem natalina. Todos sabiam que lá estava a MÁSCARA QUE O GOVERNADOR EDUARDO LEITE usou para encantar o ingênuo povo do RS, que acreditou, piamente, que a partir de 1° de janeiro de 2021, as alíquotas de gasolina, álcool, energia e comunicações, que estão majoradas em 30% desde 2015, passariam, enfim, para 25%. Mais: a alíquota básica, que está em 18%, também voltaria a 17%.
CRUEL EMBRIAGUEZ
Nesta comparação que faço entre o CAVALO DE TRÓIA e o CAVALO GAÚCHO, pelo que representa em termos de danos para quem investe e consome no empobrecido RS, não tenho a menor dúvida de que o CAVALO DE TRÓIA seria um presente muito menos danoso para os pobres e ingênuos gaúchos. No RS, definitivamente, os governantes simplesmente não têm VERGONHA e muito menos PALAVRA. Mentem com uma naturalidade impressionante. E a maioria dos deputados, como se viu ontem, se deixou levar pela cruel embriaguez ao aprovar a continuidade da estúpida MAJORAÇÃO DO ICMS por mais um ano.
OS MAIS E OS MENOS OTIMISTAS
Ora, muito mais certo do que acontece com o sol, que nasce e se põe todos os dias, é preciso que todos os MAIS OTIMISTAS tenham em mente que no final de 2021 a Assembleia Legislativa do RS vai empurrar goela abaixo do povo gaúcho uma nova lei mantendo a MAJORAÇÃO DO ICMS. Digo MAIS OTIMISTAS porque os MENOS OTIMISTAS estão mais propensos em acreditar que alíquotas mais pesadas serão aprovadas para resolver o único problema do Estado do RS: pagar, apenas e tão somente, a gorda FOLHA DE SALÁRIOS DOS PRIVLEGIADOS SEVIDORRES PÚBLICOS, notadamente dos APOSENTADOS. Que tal?