BOLETIM FOCUS
Mais do que sabido, a cada início de semana o Banco Central divulga o Boletim Focus, com projeções feitas por diversos agentes financeiros que atuam no mercado, quanto ao que se pode esperar, para o presente exercício e seguintes, em termos de INFLAÇÃO, do PIB, da TAXA DE JUROS -SELIC- e CÂMBIO.
PIB
Quanto ao nosso PIB, a partir do segundo semestre de 2019 a cada semana o Focus mostrou que a taxa de crescimento para este ano não seria maior do que 1%. E para 2020 o crescimento projetado tem ficado sempre em torno de míseros 2%.
PEDAÇO PÚBLICO E PEDAÇO PRIVADO
Pois, na semana passada, durante o encontro anual do FMI -Fundo Monetário Internacional-, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto fez a seguinte e importante afirmação até então sonegada pelo Boletim Focus: -
“Se levarmos em consideração que o PIB brasileiro tem um PEDAÇO PÚBLICO (enorme) e um PEDAÇO PRIVADO, o pedaço PRIVADO, na ponta, está crescendo a 2% enquanto o pedaço PÚBLICO está caindo.
QUALIDADE
Isto significa, segundo Campos Neto, que o crescimento está um pouco mais lento, mas tem uma QUALIDADE muito melhor. Mais: Campos Neto arrematou dizendo que, no Brasil, o INVESTIMENTO e o CRÉDITO estão sendo SUBSTITUÍDOS do SETOR PÚBLICO para o SETOR PRIVADO, “que aloca recursos de maneira MAIS EFICIENTE, com mais PRODUTIVIDADE, o que altera os fatores de crescimento da economia brasileira”.
INVESTIMENTO PÚBLICO
A propósito, quando vem à tona o assunto -INVESTIMENTO PÚBLICO -é sempre importante lembrar como os governos Lula e Dilma -PETISTAS- usaram os recursos orçamentários para -INVESTIR -(???): Eis aí alguns exemplos:
1- ESTÁDIOS DE FUTEBOL para a Copa de 2014;
2- INDÚSTRIA NAVAL para construção de caríssimas plataformas de petróleo;
3- EMPRÉSTIMOS do Tesouro Nacional para BNDES visando financiamentos sem retorno;
4- INCENTIVOS absurdos para compra de caminhões, no exato momento que as cargas diminuíam por força de uma clara desaceleração da economia.
CORRUPÇÃO
Vale destacar que enquanto os recursos destinados para tais -INVESTIMENTOS- resultaram em atos de flagrante CORRUPÇÃO, os governos PETISTAS trataram de aumentar desmedidamente o ENDIVIDAMENTO PÚBLICO para pagar DESPESAS, notadamente de PESSOAL. Que tal?