HINO
Em tese, a letra do hino de um país ou estado nada mais é do que a mensagem oficial que revela, tanto o tipo de personalidade do seu povo quanto o orgulho que o mesmo nutre pela sua terra.
DIREITO DE DISCORDAR
Muita gente, certamente, além de não se identificar com o que diz a letra do hino de seu Estado ou país, também tem todo o direito de discordar da mensagem que o mesmo revela.
ANALFABETO FUNCIONAL
Para esses, como é o meu caso, basta ouvir o hino. Até porque deixar de cantar a letra não caracteriza falta de patriotismo. Além do mais, quem não consegue interpretar o que diz a letra está agindo como um analfabeto funcional.
PEDANTE
Como estamos às vésperas do 20 de Setembro, considerada a data mais importante para o RS, o Hino Riograndense será tocado e cantado a todo momento. Assim, todos aqueles que estiverem dispostos a entender o que está sendo cantando, sairão convencidos de que o povo gaúcho nada tem de humilde. A frase: -SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA-, deixa claro, infelizmente, que o gaúcho é pedante, ou seja, se acha um ser superior. E a realidade, no entanto, é bem outra: o Estado do RS está cada dia pior.
RANKING 500 MAIORES DO SUL
Observem, por exemplo, o que consta no -Ranking 500 Maiores do Sul-, estudo realizado anualmente pela Revista Amanhã e a PwC (referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial), o qual foi apresentado ontem à imprensa. O importante estudo, realizado há 23 anos, revela (com base no Valor Ponderado de Grandeza - VPG) indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes dos Estados do RS, SC e PR, utilizando como única fonte os balanços oficiais publicados pelas companhias.
PARANÁ É O DESTAQUE
Pois, o RS, que sempre esteve à frente dos Estados do Sul ( RS, SC e PR), em 2012 foi ultrapassado pelo Paraná em todos os quesitos analisados: 1- Soma dos VPGs, Receita Bruta, Rentabilidade, Patrimônio, Lucro Líquido e Liquidez. O RS só ficou na frente no item Prejuízo. Que tal?
MUDAR O HINO
Embora o RS tenha o maior número de empresas na lista, o Paraná é o grande destaque do Ranking 500 Maiores do Sul. Mesmo assim, no item Rentabilidade sobre a Receita, quem manda são as empresas de Santa Catarina. Já o destaque das empresas gaúchas, repito, está na maior soma de Prejuízos. Creio que a frase do Hino Riograndense - SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA- deveria ser imediatamente substituída por outra. Algo bem mais humilde, não?