OTIMISMO
Volto a afirmar que o sentimento de OTIMISMO só pode existir se precedido de alguma ação e/ou decisão. Usando a linguagem futebolística, que leva a um melhor entendimento dos brasileiros, o torcedor só pode ser OTIMISTA se o seu clube contrata atletas capazes de construir vitórias. Jogadores ruins promovem PESSIMISMO, certo?
MATRIZ
Como os governos Lula/Dilma resolveram adotar a velha e péssima MATRIZ DE (SUB)DESENVOLVIMENTO (que comprovadamente não promoveu crescimento do PIB) , só consegue ser OTIMISTA quem não tem a mínima iniciação em economia. No entanto, se alguém quiser apenas uma dica, aí vai a regra mais importante: em país onde a TAXA DE INVESTIMENTO é inferior a 25%, não há como ser OTIMISTA.
MINISTRO DOENTE
Vejam, por exemplo, o que aconteceu ontem: o ministro do SUB-Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, veio à público com o objetivo de mostrar o seu mais recente surto (petista), que impede o funcionamento do cérebro e diminui em muito a visão.
MENTIRAS E ENGANAÇÕES
Segundo o doente-ministro, em suas viagens ao exterior não há essa visão de que a economia brasileira vai mal. No Brasil, no entanto, há um sentimento de que existe uma marola de pessimismo. Mal sabe ele que tudo que os noticiários construíram sobre o Brasil, durante os últimos anos de crise mundial, não se confirmou. Tudo não passou de mentiras e enganações.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM QUEDA
Enquanto Pimentel discursava no 5º Congresso Brasileiro da Inovação da Indústria, em São Paulo, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias, (CNI), o IBGE informava que a produção industrial caiu 2% em julho, na comparação com o mês anterior.
PIB DE TERCEIRO TRIMESTRE
Como se pode constatar, a festa (inconsequente) do crescimento de 1,5% do PIB do SEGUNDO TRIMESTRE não durou mais do que três dias. Como fui um dos poucos que escrevi que o TERCEIRO TRIMESTRE estava prometendo números muito ruins, não faltaram críticas às minhas afirmações. Ou seja, os OTIMISTAS SEM CAUSA se manifestaram precipitadamente.
SEMENTE
Enfim, o sentimento (equivocado) que Pimentel trouxe do exterior, de que o Brasil vai bem economicamente, já está mudando. As notícias mostram que tudo aquilo que o governo petista -VENDEU-, tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros, ele simplesmente NÃO ENTREGOU. Daí que o OTIMISMO anterior já está dando lugar a um PESSIMISMO plantado pelo governo Dilma. E a semente utilizada para tanto foi a MATRIZ DO SUB-DESENVOLVIMENTO. Ah, em termos de COMPETITIVIDADE, as notícias também não são nada boas: caímos 8 posições no ranking mundial. O governo, como sempre, vai esculhambar com a instituição responsável pela medição. Pode?