Artigos

07 fev 2006

PACTO OU REFORMAS?


Compartilhe!           

ACORDO
O ministro Palocci defendeu, ontem, um pacto social vigoroso para garantir um crescimento superior a 5% nos próximos anos. Se bem entendi, este pacto quer dizer reformas. Este acordo, portanto, precisa ser feito no Congresso, para que se arrede, de uma vez por todas, os empecilhos ao nosso crescimento. Uma vez feitas as reclamadas reformas que muito precisamos, com certeza estaremos nos identificando com percentuais de crescimento iguais ao da China e da Índia. Nós é que precisamos decidir.
POUPANÇA
Com o baixo nível de poupança disponível para investimento não há como exigir um crescimento vigoroso. O corte dos gastos de governo, que poderia se traduzir em investimentos públicos, só acontecerá quando a previdência for reformada para valer. Ali é que o sangue está jorrando para o ralo, Um forte estancamento desta hemorragia é o que ainda pode nos salvar. Enquanto não for bem entendido que precisamos diminuir o passivo e aumentar o ativo, nada acontecerá.
CÂMBIO LIVRE
A BM&F, na semana anterior, deu um passo importante para uma melhor transparência do preço do dólar no mercado à vista, com a criação do contrato de dólar pronto. Isto, porém, não significa a conquista da liberdade cambial no Brasil. Recentemente, a FIESP, bastante atenta, elaborou um projeto inteligente para, quem sabe, chegarmos lá. A proposta, que já está nas mãos do governo, visa dar liberdade aos exportadores para que fiquem à vontade para vender, quando entenderem necessário, os dólares recebidos pelas suas vendas ao exterior.
ISENÇÃO INTELIGENTE
Além das medidas de liberalização no câmbio que estão sendo apreciadas pelo governo, está sendo discutida também a isenção de tributação para investidores estrangeiros sobre ganhos de capital para títulos de renda fixa de longo prazo. Às vezes preciso me beliscar para entender como isto está sendo feito por este governo. Enfim, parabéns.
NOVO MERCADO
Empresa que tem interesse em se lançar no mercado, com suas ações negociadas na Bovespa já encontram certas restrições caso não optem pelo Novo Mercado. Isto significa grande transparência e ter um só tipo de ações: as ordinárias. E mesmo com estas restrições e regulamentos exigidos pelo mercado e não pela lei, não param os lançamentos.
FLORENSE NO EXTERIOR
A Florense está buscando o mercado externo a passos largos e seguros. A marca concentra seu projeto de crescimento do volume de exportações na ampliação da rede de franquias, em especial na América do Norte. A estratégia prevê a inserção da marca nos principais centros consumidores dos Estados Unidos. Depois de Nova York, com uma loja já consolidada em poucos meses de funcionamento, a vez agora é Miami. A inauguração da loja na maior cidade da Flórida está prevista para este mês de fevereiro.Com essas ações, a Florense pretende ampliar em 20% o seu faturamento com exportações. A linha 24/7, recentemente lançada, foi criada dentro da perspectiva de maior inserção da marca no mercado internacional. A ser conquistado com os mesmos trunfos utilizados pela Florense no Brasil: móveis com design avançado, produzidos dentro de critérios rigorosos de qualidade. Parabéns.
BALANÇO
O presidente do Banrisul recebe a imprensa, amanhã, 08, às 10 horas, para a apresentação dos resultados do Banco no ano passado. O encontro, que contará com a presença do governador Rigotto, será no salão nobre do Banrisul, na rua Caldas Júnior, 108, quarto andar.
FALSIDADE
A Claro alerta sobre a circulação de e-mails e ligações falsas envolvendo o nome da operadora e de outras empresas do setor. Essas mensagens são enviadas com supostas notificações informando que o cliente tem débitos pendentes e que, se não forem quitados, seu nome poderá ser inscrito em órgãos de proteção ao crédito. No caso das ligações, o suposto ?associado?, solicita informações cadastrais e dados do aparelho. Não devem ser repassadas tais informações por telefone, somente em contato com o Executivo responsável pela Conta.
LIVRO
A Amcham Porto Alegre (Câmara Americana de Comércio) convida para o lançamento e sessão de autógrafos do novo livro de Robert Wong, considerado pela Revista The Economist um dos mais destacados headhunters do mundo. O livro Sucesso está no equilíbrio será lançado em happy hour promovido pela Amcham , hoje, 07, no Riversides Shikki Café - Rua Padre Chagas, 44 no Moínhos de Vento, às 19h.