Artigos

01 out 2004

OUTUBRO - MÊS DE ANIVERSÁRIO


Compartilhe!           

ANO IV
No próximo dia 11 de outubro, o PONTOCRITICO.COM estará entrando para o seu Ano IV. Ao longo dos três anos de existência, foram colocados na Home Page, e enviados aos mais de 40 mil assinantes, mais de 700 artigos, escritos diariamente, de 2ª a 6ª feira. Como tudo, o início é sempre difícil, mas a expectativa já compensava com a certeza de que o caminho era este mesmo. A escolha pela Internet, somada ao programa de TV, já mais antigo, mostra que foi um grande acerto como atestam os fantásticos números alcançados. Note-se que tal crescimento se deu por exclusiva vontade e interesse dos assinantes, os quais vem pedindo mais e mais cadastramento dia a dia. Com o progresso verificado da tecnologia da informação e o conseqüente aumento dos usuários da Internet, estou convencido de que não há limites para o crescimento. Até porque os milhares de leitores atuais já se espalham por todos os cantos do mundo.
MÍDIA DE ALTO NÍVEL
Desta forma, como veículo de comunicação que já atingiu grande circulação, o PONTOCRITICO.COM, também deixou de ser considerado como mídia alternativa. Passou a ser visto, considerado e utilizado, pelo seu alto nível de importância, na divulgação de produtos, serviços e outras atividades, as mais diversas possíveis. Todos, certamente, dentro dos padrões e do nível das propostas liberais que representam os princípios sérios das opiniões sobre os assuntos escolhidos. Por este reconhecimento, sou grato aos anunciantes e apoiadores.
HOMENAGEM
O nascimento do PONTOCRITICO.COM se deu dois dias após o falecimento do ex-ministro Roberto Campos, ocorrido em 09 de outubro de 2001. Com humildade e sem a pretensão de ser o que o mestre foi, dou a minha cota no prosseguimento na sua brava luta de esclarecer sobre as claras vantagens do capitalismo, do liberalismo. Por isso não deixo de prestar a minha homenagem sempre justa, correta e necessária que faço todos os anos a Roberto Campos.
GRATIDÃO
E aproveito a data deste aniversário para demonstrar a gratidão aos fiéis colaboradores do PONTOCRITICO.COM (Lúcia, Cristina e Pedro Trautmann), aqueles que fazem com que as minhas opiniões, críticas e banners sejam rapidamente disponibilizadas na Home Page e enviadas por e-mail a todos com o máximo de qualidade. Junto com eles estão também todos aqueles que acreditam no veículo, como é o caso de quem se manifesta, vibra ou detesta o que lê todos os dias. Afinal, cada um tem a liberdade de gostar, concordar, discordar ou detestar. E de ler. Obrigado
PERFIL DO UNIVERSITÁRIO
O Brasil ainda apresenta um perfil de estudantes bem mais interessados na escolha do Direito como formação profissional. As razoes são simples: fazer concurso público para carreiras mais bem remuneradas. Esta cultura é repassada pelos próprios professores que só formam empregados, não empreendedores. E aí, ser funcionário público representava mais segurança. Assim, a participação do Direito chega a 12,3%, seguido de Psicologia com 11,9%, Medicina com 7,1%, Engenharia com 6,2 % , Administração com 6% e Economia com 2%.
COMPARAÇÃO COM EUA
Vamos agora ver como isto ocorre nos EUA: Administração tem a grande preferência, com 18%, seguido de Psicologia com 12%, Enfermagem com 9,6%, Engenharia com 8,5%, Medicina com 2,6% e Economia com 1,7%. Falta, como se vê, o devido senso de administração aos brasileiros. Agora, tudo indica que as coisas deverão mudar. Com as reformas, principalmente a da previdência, onde as vantagens absurdas ainda existem, mas já começam a ficar menos vantajosas para os funcionários públicos, o desinteresse pelo serviço público deve aumentar. Aí, a Administração pode vir a ser a maior preferência nacional. Assim, se estima que em 2010 o Brasil tenha outro desenho na formação profissional, quando a Administração deve chegar a 25% dos formandos.
NOVA ESCOLHA?
Como o Administrador Moderno é aquele que concilia conflitos entre trabalhadores, acionistas, clientes, fornecedores, ecologistas e governos, ao Administrador, como político, cabe como nunca esta lógica e este raciocínio. Portanto, caso se confirme a nova escolha, o Direito, em termos relativos, deve cair para 7,5 % a partir de então. Esta nova percepção e nova consciência podem levar o povo a passar a eleger administradores para presidente, governadores e prefeitos. Que, por sua vez, devem nomear administradores para os ministérios e secretarias. Tomara. Afinal, a palavra ministério vem de administrar. Aliás, convenhamos, e principalmente em véspera de eleições, os nossos políticos nunca foram administradores.
ELEIÇÕES
Em véspera de eleição é sempre oportuno informar que o eleitor brasileiro continua tendo dever e não o direito de votar. Uma diferença que representa muito bem o grau inexistente da liberdade. O interessante é que muita gente dá palpite de que o Brasil não atingiu a maturidade para haver só o direito de votar. Ridículo, não? Se não tem só o direito, mostra que não deveria ter título. Ao conceder o título deve se pressupor que as pessoas detentoras não são imbecis. Exigindo que se apresentem para votar é dizer que o povo é menos inteligente do que os pregadores desta besteira. Sai dessa.