Artigos

20 dez 2019

OTIMISMO COM CAUSA!


Compartilhe!           

RESPIRAÇÃO SEM APARELHOS

Quem se dispõe a fazer uma análise correta e bem pesada daquilo que o governo Bolsonaro pretendia entregar, ao longo deste primeiro ano de mandato, dificilmente deixará de reconhecer que o Brasil fecha 2019 mostrando que está em processo de recuperação. O resultado do teste de respiração já indica a partir de 2020 o uso de aparelhos, aos quais estava confinado desde o início do século, deve ficar para trás.


SALDO POSITIVO

Mesmo que muito daquilo que o governo (Executivo) planejou para 2019 não obteve a mesma compreensão por parte da maioria dos deputados e senadores (Legislativo); e outras acabaram sepultadas na cova do Judiciário, o ano vai terminando com saldo positivo e cheio de boas perspectivas para 2020.


NÃO CONFUNDIR COM MENSAGEM NATALINA

Atenção: as boas expectativas que ANTEVEJO para 2020 não devem ser confundidas com as costumeiras mensagens que são trocadas nesta época, no mundo, onde os votos de FELIZ  NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, de forma automática, aparecem em todas elas independente dos reais sentimentos de cada remetente.


AGENDA DE CONCESSÕES

O que realmente me leva a ACREDITAR, e não ficar apenas no DESEJO, que 2020 garante que será ótimo para a economia do nosso país é a AGENDA. Vejam, por exemplo, que na área de infraestrutura, comandada pelo excelente ministro Tarcísio Freitas, já estão agendadas as realizações de 44 leilões de -CONCESSÃO-, de estradas, portos e aeroportos. 


AGENDA DE PRIVATIZAÇÕES

Além disso, como revelou o secretário  especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, na entrevista concedida ao jornal Valor, o processo de PRIVATIZAÇÕES ganhará velocidade em 2020.  -Hoje a União tem participação em 627 empresas. Em 2019, conseguiu sair de 67. No ano que vem, o governo quer deixar de estar em mais de 120 empresas. Mas o número pode saltar para mais de 300 se sair a venda da Eletrobrás e suas cerca de 210 subsidiárias, caso o Congresso autorize a privatização no primeiro quadrimestre do ano. 


FAST TRACK

Mattar, ao longo da entrevista, admite que o processo neste ano foi lento, reflexo da curva de aprendizado da atual equipe econômica e das amarras que o Estado impõe para dificultar a desestatização. Por isso, promete apresentar ao Congresso em fevereiro projeto que cria o chamado “fast track” (via rápida) das privatizações. Na lista de metas a cumprir em 2020 está se desfazer de participação direta minoritária da União em 57 empresas.


OTIMISTA COM CAUSA

Esta é a diferença entre o OTIMISMO SEM CAUSA e o OTIMISMO COM AGENDA. Somando estas duas AGENDAS - CONCESSÕES e PRIVATIZAÇÕES - com a REFORMA TRIBUTÁRIA, a LEI DO SANEAMENTO (já aprovada na Câmara), a REFORMA ADMINISTRATIVA, etc., que também estão AGENDADAS, tudo leva a crer que 2020 será um ANO MUITO PRÓSPERO.