Artigos

23 nov 2005

OS PIORES FORAM OS ESCOLHIDOS


Compartilhe!           

BANHO DE COERÊNCIA
A convocação de Palocci para depor, desta vez, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, acabou por mostrar o grande despreparo e ignorância de vários parlamentares. Na semana passada foi na CAE do Senado. Agora, na CFT da Câmara. E sem ficarem ruborizados, os incompetentes ainda levaram um banho de coerência, prudência e conhecimento sobre a economia. Sequer se prepararam para ouvir o ministro e pareciam até crianças de jardim de infância com suas perguntinhas muito tolas.
A MUDANÇA COM A CERTEZA
Entrar em qualquer tipo de aventura sugere, antecipadamente, à maioria dos desafiantes, a existência de um frio na barriga pelo sentimento de medo do desconhecido. Quem se aventura não sabe como pode acabar o desafio. Assim, muitos projetos acabam abortados pelo receio de algo não dar certo. Chamo a atenção, com esta lógica de raciocínio, que a luta que muitos estão fazendo para substituir a atual política econômica, por uma outra menos austera, é uma aventura cujo resultado não é o desconhecido.
ARMADILHA
Ao contrário. O resultado, já se sabe claramente, é bem conhecido e tem tudo para ser um grande desastre. Mexer nas contas públicas, visando soltar as amarras criando mais despesas, é voltar a cair na armadilha do conhecido e do provado. Gente, não se trata de ver as coisas com pessimismo, mas reconhecer, com provas evidentes, de que pegar este caminho é querer voltar ao caos.
EXEMPLO DE INCOMPETÊNCIA
Durante depoimento na CFT da Câmara, o ministro Palocci respondeu às inúmeras críticas. Uma delas, para fazer registro, foi feita pelo deputado Félix Mendonça (PFL-BA), segundo as quais o governo deixou de fazer investimentos na infra-estrutura do país. O deputado, vejam, citou que poderia ter sido usada a dívida acumulada pelo Fundo de Compensação das Variações Salariais (FCVS), que estaria se aproximando dos R$ 90 bilhões, dizendo que daria para construir milhões de moradias e zerar o déficit habitacional do país.
RESPOSTA ÓBVIA
A resposta, mais do que óbvia, aplicada por Palocci, foi de que essa dívida não daria para construir casas; ela pagou as casas. Para nós, sobrou a conta, a dívida; não as casas. Mas acredito que, administrando bem essa questão, a dívida vai baixar, com reflexos positivos na política monetária - respondeu, de imediato, o ministro.
AMANTES DE DESPESAS
A insistência absurda com que muitos deputados sustentaram, ontem, na CFT da Câmara, a necessidade de investimentos públicos, através de algum calote e da diminuição do superávit primário, foi de dar pena. Em nenhum momento propuseram votar por menos despesas correntes do governo, via orçamento, para que sobre recursos para investimento. Estamos mal, mas muito mal representados por quem quer um país de primeiro mundo. Onde estudaram estes ignorantes? Onde? Para fechar: palocci não precisou se mostrar tão bom. Os deputados é que foram muito ruins.
PESQUISA
A Aclame (Associação da Classe Média de Porto Alegre) vai divulgar no dia 28, em reunião da União Empresarial, os resultados da pesquisa inédita da InterScience sobre o grau de conhecimento da população brasileira em relação aos impostos. A pesquisa foi feita no período de maio a junho deste ano em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. No total, foram mais de 800 entrevistas na faixa etária entre 18 e 60 anos, das classes A, B, C e D.
EQUILIBRISTA
Eduardo Silva Logemann, Presidente da SLC Participações S.A, foi eleito através de voto unânime dos associados do IBEF/RS, O EXECUTIVO DE FINANÇAS DO ANO e deverá receber o troféu "Equilibrista" e Pergaminho Manuscrito. Foram também eleitos os Destaques IBEF-RS 2005: José Carlos Hruby - Diretor Administrativo e Financeiro das Lojas Renner, José Paulo Dornelles Cairoli - Presidente da Reconquista Agropecuária Ltda.,Olivar Antônio Berlaver, Diretor Comercial das Lojas Colombo. A entrega será no dia 13 de dezembro, às 12h no Plaza.
ENCONTRO
Amanhã, 24, a diretoria da AGADi (Associação Gaúcha de Agências Digitais) vai participar do projeto Encontros, promovido pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS ? Fabico, para debater a necessidade de profissionalização do mercado de internet. Os convidados vão falar sobre a importância de projetos web serem executados por profissionais especializadas que dominem as ferramentas e soluções da internet, potencializando resultados para as empresas.
OMISSÃO
O Governo do Estado do RS está colocando em risco a prestação de um serviço público importante para a economia e para a população gaúchas. Numa postura marcada pela omissão, o Governador Rigotto deixou de cumprir os prazos para efetivar o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão que abrangem cerca de 2.000 quilômetros das principais estradas gaúchas, das quais aproximadamente metade são rodovias federais delegadas. Estas vias, que fazem parte do Programa Estadual de Concessão, são responsáveis pelo escoamento de grande parte da produção gaúcha, sendo, portanto, fundamentais para o desenvolvimento do Estado. Se esta situação persistir, a conservação das rodovias concedidas ficará comprometida, resultando em deterioração do pavimento e colocando em risco a segurança dos usuários. Também poderão ser afetados os serviços de atendimento com ambulâncias e guinchos.