Artigos

21 fev 2022

OS COMBUSTÍVEIS E OS ALIMENTOS


Compartilhe!           

PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Mais do que sabido, a alta dos preços dos combustíveis -gasolina, diesel e gás- foi eleito como um dos temas preferidos da mídia ao longo de todo o ano de 2021 e segue assim em 2022. Pois, para confirmar o quanto o Poder Legislativo é fortemente comandado pela mídia, os parlamentares -SOCIALISTAS-, do tipo que não admitem em hipótese alguma que a formação dos preços de qualquer produto ou serviço é uma tarefa exclusiva do MERCADO, aproveitaram a brecha para colocar na pauta de debates a volta imediata da INTERVENÇÃO DO GOVERNO nos preços dos combustíveis. Como tal, o senador petista Rogério Carvalho, do SE, apresentou um projeto que cria um FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO para possibilitar que os preços internos sejam menores do que os preços no exterior. Pode?


FUNDO DE ESTABILIZACÃO

Em tese, o projeto estipula que o FUNDO seria formado com recursos : 1- de um imposto sobre exportação do petróleo bruto; 2- dos dividendos da Petrobras devidos à União; 3- do resultado positivo do balanço semestral do Banco Central com as reservas cambiais; e 4- da participação da União nos resultados do regime de concessão e de partilha de produção de óleo e gás. Em nenhum momento, como se vê, ou lê, o péssimo projeto propõe a urgente necessidade da redução das alíquotas do ICMS cobrado pelos ESTADOS-, reconhecidamente como o -GRANDE VILÃO- dos preços dos combustíveis.


ADMINISTRADORES DA BURRICE

Como a mídia é formada basicamente por profissionais -socialistas-, o esdrúxulo projeto é vendido para leitores, ouvintes e telespectadores em geral como mais um OVO DE COLOMBO. Mal sabem que, em primeiro lugar, a formação de um FUNDO, além das besteiras que contêm, representa mais despesas para o pagador de impostos, pois o mesmo deverá empregar, e pagar salários, aos ADMINISTRADORES DA BURRICE. De novo: esta tarefa, é sempre importante repetir à exaustão, cabe ao MERCADO e não ao GOVERNO. Isto já está mais do que provado e a conclusão é sempre a mesma. 


FUNDO PARA ALIMENTOS

Ora, como os PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS entraram na mira da mídia e, por consequência levaram os deputados senadores POPULISTAS a propor a CRIAÇÃO DE UM FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS, tudo leva a crer que é altamente provável que, em breve vai aparecer um deputado ou um senador disposto a propor a formação de um FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS DOS ALIMENTOS, como DO CAFÉ, DA SOJA, DA CARNE, etc... 


VARIAÇÃO DE ALGUNS PREÇOS

Vale lembrar, por exemplo, que o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) analisou 40 PRODUTOS e identificou um aumento real de 42%,( 29,5% acima do IPCA) no período de março de 2020 a outubro de 2021. Somente a CARNE BOVINA subiu 133% acima da inflação. Além desta, os demais produtos com grande alta acima da inflação foram a FARINHA DE MANDIOCA, com 102%; AÇUCAR, com 77%, CAFÉ, com mais de 60%; e ÁGUA MINERAL, com alta de 73%. Que tal? Tudo por conta da irrevogável LEI DA OFERTA E PROCURA, que reflete apenas o criminoso FIQUE EM CASA, A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS. 


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A BALANÇA DA JUSTIÇA NO INMETRO, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar