Artigos

20 jun 2022

ORDEM SEM HONRA


Compartilhe!           

ORDEM AO MÉRITO?

Se a -PENSÃO DO EX-GOVERNDOR EDUARDO LEITE,- deixou a sociedade gaúcha, e brasileira, bastante decepcionada e enojada, pior ainda ficou quando os -TOLOS- foram informados que o tipo foi agraciado com a outorga da ORDEM AO MÉRITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS, o que, no meu entender, deixa em situação muito constrangedora os demais agraciados.


BARÃO DE ITARARÉ

Pois, tão logo fiquei sabendo que o EX-GOVERNADOR recebeu a -honraria- lembrei do jornalista e grande frasista -rio-grandino-, Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, mais conhecido por BARÃO DE ITARARÉ, título de nobreza que ele próprio se concedeu, de forma irônica, ao dizer: "se eu fosse esperar que alguém me reconhecesse o mérito, não arranjava nada. Então passei a BARÃO DE ITARARÉ em homenagem à BATALHA QUE NÃO HOUVE". 


FRASE ADAPTADA

Das tantas máximas do Barão de Itararé, aquela que cabe muito bem nesse lamentável ato de outorga da -ORDEM AO MÉRITO-, é, sem a menor dúvida -DE ONDE MENOS SE ESPERA, DÁI É QUE NÃO SAI NADA-. Ainda assim, como a atitude do Ministério Público do RS foi pra lá de infeliz, cabe um reparo -gaúcho- na frase do Barão de Itararé -NO RS, DE ONDE MENOS SE ESPERA, DAÍ É QUE MUITA COISA RUIM AINDA TEM PARA SAIR-. 


ORDEM DE DEMÉRITO

Convenhamos: depois do TRANCA TUDO e da RENÚNCIA AO CARGO DE GOVERNADOR, que espertamente Eduardo Leite usou para achacar o bolso dos pagadores de impostos em forma de asquerosa, ilegal e IMORAL PENSÃO, tudo que o povo gaúcho deveria esperar, ainda que de forma estranha, é que o Ministério Púbico do RS concedesse ao EX-GOVERNADOR uma -ORDEM DE DEMÉRITO-.


TUDO AO CONTRÁRIO

Vale lembrar que -Ordem do Mérito- é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas. Ora, tudo que o EX-GOVERNADOR não revelou, através da sua tirania explícita, foi abnegação em favor da coletividade. Ao contrário, fez tudo com o claro propósito de beneficiar a si próprio. Argh!


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: TENTATIVA E ERRO, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar