Artigos

07 nov 2007

OPERAÇÃO LIMPEZA


Compartilhe!           

INADIMPLENTES
Nos últimos dias vários bancos que tem sede no mundo todo passaram a informar o que estão fazendo com suas carteiras de crédito imobiliário. Como o número de inadimplentes cresceu muito, e não está localizada somente nos EUA, a ordem tem sido de fazer uma grande limpeza nas contas.
CRÉDITOS DUVIDOSOS
Como em meio de uma crise fica muito difícil separar aquilo que ainda pode ter alguma melhor liquidez em prazo mais curto, muitos bancos já não perdem tempo: estão jogando uma grande parte dos créditos, que entendem como duvidosos, a prejuízo.
MENTIROSO
Grandes bancos já fizeram isto. E o Citi Group, inclusive, foi mais longe: além de fazer uma limpeza na carteira imobiliária, o Conselho resolveu também demitir o presidente da casa. Tudo porque ele mentiu aos acionistas informando um número menor de problemas.
MOMENTÂNEA
No primeiro momento os mercados do mundo todo reagiram com quedas nas bolsas entendendo que mais instituições poderiam estar escondendo os números reais da inadimplência. Preocupados com a notícia do Citi, muitos bancos limparam a carteira inteira, o que serviu para dar alguma tranqüilidade, ainda que momentânea, aos investidores.
OPERAÇÃO BRASIL
Uma outra operação limpeza também está sendo feita aqui no Brasil. Pela Polícia Federal. Já são inúmeras as operações desencadeadas, cada uma com a sua identificação, em que muita gente vem sendo presa. Gente graúda, diga-se de passagem. Mas, enquanto a sociedade vibra com a firmeza da PF, a Justiça ainda parece não gostar de ver tanta gente presa e só trata de mandar soltar os vigaristas.
NÃO SABIA
Se o Brasil todo está infestado de tanta gente cretina, corrupta e ladra, o RS não fica para trás. Ao contrário: está fazendo de tudo para ser o Estado mais corrupto do país. E a governadora Yeda, assim como o ex-governador Rigotto, pelo visto já contraíram a mesma doença do presidente Lula: trataram de afirmar, tão logo foram informadas das prisões dos envolvidos na operação Rodin, que não sabem e não sabiam de nada com relação ao roubo de mais de R$ 40 milhões dos contribuintes gaúchos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Só espero que os gaúchos, com esta importante colaboração da Polícia Federal, estejam bem conscientizados de que o aumento do ICMS, que está sendo proposto pelo governo, será utilizado para enriquecer os safados que só tratam de roubar o dinheiro público.