Artigos

30 jun 2020

O VELHO NORMAL


Compartilhe!           

ESPECULAÇÕES PÓS PANDEMIA

Desde o início deste interminável CONFINAMENTO, quando governadores e prefeitos DITADORES, sob alegação de SALVAR VIDAS trataram de MATAR e ESQUARTEJAR a ECONOMIA de seus estados e municípios, o que não faltou foram especulações sobre o tal de NOVO NORMAL que deverá imperar PÓS PANDEMIA .

 


HOME OFFICE

Pois, diante de tanta coisa que já li e ouvi a respeito deste NOVO CONCEITO de vida e de trabalho, que se caracteriza basicamente pelo modelo HOME OFFICE adotado em larga escala tanto pelo Setor Privado quanto pelo Setor Público, achei por bem palpitar sobre este interessante e provocante tema. 

 


O POVO ESQUECE RÁPIDO

No meu entender,  e no entender da história, o povo brasileiro esquece tudo com grande rapidez. Alguns saudosistas, do tipo -fervorosos- ainda fazem questão de rever fotos e imagens com o propósito de ilustrar as histórias que contam para seus filhos, netos e amigos mais jovens.

 


TERCEIRA ONDA

Este conceito de trabalhar em casa, ou HOME OFFICE, aqui entre nós, deriva da TERCEIRA ONDA, como referiu Alvin Toffler, na década de 80/90, com o advento da internet. No caso do Brasil, Toffler disse que existem na verdade três países diferentes no nosso país:

1- O Brasil da PRIMEIRA ONDA, em que as pessoas TRABALHAM NA TERRA da forma que seus ancestrais faziam há centenas de anos, produzindo só o necessário para sobreviver.

2- O Brasil da SEGUNDA ONDA é visto em São Paulo e em várias outras regiões do país, com GRANDE URBANIZAÇÃO, INDÚSTRIAS, ENGARRAFAMENTOS E POLUIÇÃO. 

3- O Brasil da TERCEIRA ONDA, onde uma parte da sociedade, plugada na internet, usam computadores de forma rotineira e têm empregos que exigem um conhecimento cada vez mais sofisticado.

 

 

 


PORTABILIDADE

Lembro bem quando Alvin Toffler esteve em Porto Alegre para participar do Congresso Internacional de Marketing, promovido pela ADVB/RS. Perguntei a ele como conseguia dar consultoria a várias empresas morando nas montanhas do Colorado. A resposta foi simples e direta: - você, que trabalha na área da Comunicação, muito em breve gozará da importante -PORTABILIDADE-. Com isso você vai produzir conteúdos na sua casa, hotel ou onde quiser. O importante não é onde você produz, mas o que você é capaz de produzir para agradar seus consumidores. 

 


DEPOIS DA VACINA

Portanto, o que o CONFINAMENTO fez foi apenas aumentar a velocidade de ação de muitas atividades que podem ser feitas com qualidade e conforto, independente do lugar de execução. Isto, no entanto, não significa que as pessoas vão permanecer em casa depois desta PANDEMIA. Anotem aí: tão logo a VACINA for disponibilizada, todos os viventes mundo afora vão querer tirar o brutal atraso provocado pelo CONFINAMENTO. Ou seja, vão viajar como nunca, frequentar bares, restaurantes e shoppings centers à exaustão.