Artigos

02 ago 2022

O STF E A DEMOCRACIA BRASILEIRA


Compartilhe!           

SEM CORAR...

Ontem, 01/08, por ocasião da abertura do segundo semestre no STF, o presidente da -instituição- Luiz Fux, afirmou, pela enésima vez (sem corar), que "a nossa democracia, felizmente, conta com um dos sistemas eleitorais MAIS EFICIENTES, CONFIÁVEIS E MODERNOS DE TODO O MUNDO. Disse mais: que o Brasil conta com uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral"


DISCURSO MUITO CONVINCENTE, NÃO?

O ministro, como se tivesse ensaiado o discurso, também disse que, nos últimos dias, tem havido um APOIO MACIÇO DA SOCIEDADE CIVIL em defesa da Justiça Eleitoral e aprovação das urnas eletrônicas. E emendou dizendo o seguinte; - “Quem conhece as urnas eletrônicas, quem conhece o sistema de votação, se de boa-fé for, certamente vai verificar que nós podemos nos orgulhar do nosso sistema eleitoral”. Que tal? Um discurso muito convincente, não? 


PRINCÍPIOS DE GOEBBELS

Pois, na medida em que ouvia o cuidadoso discurso do presidente do STF, o que me veio à cabeça, assim de repente,  -nada a ver-, foram os 11 PRINCÍPIOS que norteavam as ações e o comportamento do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. Só para conferir, eis aí os tais 11 PRINCÍPIOS:

1- PRINCÍPIO DA SIMPLIFICAÇÃO E DO INIMIGO ÚNICO - Simplifique, não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem. Concentre-se em um até acabar com ele.

2- PRINCÍPIO DO CONTÁGIO - Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.

3- PRIINCÍPIO DA TRANSPOSIÇÃO - Transladar todos os males sociais a este inimigo.


PRINCÍPIOS...

4- PRINCÍPIO DA EXAGERAÇÃO E DESFIGURAÇÃO - Exagerar as más notícias até desfigurá-las, transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”

5- PRINCÍPIO DA VULGARIZAÇÃO - Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.

6- PRINCÍPIO DA ORQUESTRAÇÃO - Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.


PRINCÍPIOS...

7- PRINCÍPIO DA RENIVAÇÃO - Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.

8- PRINCÍPIO DO VEROSSÍMIL - Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.

9- PRINCÍPIO DO SIILÊNCIO - Ocultar toda a informação que não seja conveniente.

10- PRINCÍPIO DA TRASNFERÊNCIA - Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes.

11- PRINCÍPIO DA UNANIMIDADE - Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los contra do inimigo escolhido.