PLACAR ON LINE
Nesta guerra mundial, cujo inimigo comum é o COVID-19, o placar -ON LINE- que mostra, minuto a minuto, quem está se saindo melhor na luta contra a pandemia, até o presente momento que escrevo este editorial as PESSOAS FÍSICAS estão dando de goleada nas PESSOAS JURÍDICAS.
OBITUÁRIO
Se o número de PESSOAS FÍSICAS mortas e/ou infectadas no mundo todo é considerado ínfimo se comparado com o total da população, este quadro não é diferente quando comparado país a país. Entretanto, no que diz respeito ao obituário das PESSOAS JURÍDICAS, aí o cálculo é outro, pois empresas grandes (multinacionais) operam em vários lugares, enquanto as pequenas operam localmente.
EQUILÍBRIO FISCAL
No tocante às ajudas governamentais, por mais que placares sejam objetos frios (não entram no mérito das atitudes e estratégias que proporcionam a marcação de pontos), aí se percebe, com muita nitidez, que nos países onde o ORÇAMENTO FISCAL é mais equilibrado, o fôlego para enfrentamento do DESASTRE ECONÔMICO, por mais que esta tarefa deveria ser deixada para o soberano LIVRE MERCADO, é maior.
CAUSA-MORTIS
Já nos países onde impera um já crônico -DÉFICIT NAS CONTAS PÚBLICAS-, como é o caso do nosso empobrecido Brasil, país destruído pelo SOCIALISMO, aí, infelizmente, quanto mais os governantes impedirem o funcionamento das atividades econômicas (CAUSA-MORTIS), aí o enterro se mostra como uma inevitável saída.
MORTE ANUNCIADA
Observem que o público em geral, diante de um placar que mostra empate entre os contendores, pressupõe que o jogo está equilibrado. Já quando há uma goleada, não há explicação que convença que o perdedor jogou bem e que foi prejudicado por isto ou aquilo. Pois, nesta contenda que o COVID-19 está proporcionando entre o salvamento de PESSOAS FÍSICAS e PESSOAS JURÍDICAS, o PLACAR ON LINE mostra que as PJs estão levando uma terrível GOLEADA.
QUARENTENA VERTICAL
Pois, na qualidade de -comentarista econômico- deste JOGO DE VIDA OU MORTE, dou a seguinte contribuição, no intuito de mudar este DESEQUILIBRADO PLACAR, ao técnico -que comanda ambas as equipes-:
Considerando que uma QUARENTENA HORIZONTAL (todos ficam em casa) a ECONOMIA quebra em 2 semanas e isto resulta em desordem total, com a turma de esquerdistas tomando as ruas exigindo a destituição do presidente Jair Bolsonaro, proponho a adoção de QUARENTENA VERTICAL (apenas as pessoas de risco - mais idosos- ficam em casa e as demais seguem vida normal). O resultado desta medida, não apenas faz a economia andar como mantém preservados os empregos.