FALTA DE EDUCAÇÃO
Países considerados subdesenvolvidos se caracterizam por diversas atitudes de seus governos e de seus povos. Uma delas, por exemplo, é revelada pela educação e pela baixa capacidade que os cidadãos destes países têm para entender e discernir a relação de causa e efeito das coisas que implicam no desenvolvimento econômico.
FIO NA TOMADA
Por incrível que possa parecer muita gente, que ainda não alcançou o necessário e indispensável discernimento, crê que a energia elétrica começa e termina nas tomadas de luz existentes nas residências. Quando a energia é necessária para fazer funcionar qualquer eletrodoméstico, independente da quantidade exigida, basta por o fio na tomada. Pronto.
OS RESPONSÁVEIS
E quando alguma coisa acontece todos olham para a distribuidora de energia como se ela fosse a única responsável pela oferta. Geração e transmissão para que energia possa ser distribuída, simplesmente não está na consciência do povo.
BAR DA ESQUINA
E, depois de muita explicação, caso alguma coisa boa ainda venha a ser entendido, o mesmo povo que pertence ao país subdesenvolvido pensa que basta ter vontade para que a oferta aconteça rapidamente. Ou seja, geração de energia pode ser comprada no bar da esquina e a transmissão da mesma, idem.
ALERTAS
Os alertas que os empresários em geral vem fazendo sobre a falta de energia logo mais à frente, não têm sensibilizado adequadamente os governantes. Não se vê o estabelecimento de um correto e definitivo marco regulatório que anime os investidores. No RS, por exemplo, bastou uma semana de chuva para que muita gente já empurre o assunto para quando os reservatórios voltem a se esvaziar.
INFRA
Quanto a todas as demais faltas de infra-estrutura o raciocínio é o mesmo. Há quem imagine que estradas podem ser construídas rapidamente para resolver os congestionamentos e a segurança. Tudo simples e rápido. Enquanto este espírito arraigado de subdesenvolvimento continuar dominando a cabeça da maioria da sociedade, nem com investment grade estaremos salvos.
MERCADO IMOBILIÁRIO
O Sinduscon/RS realiza no dia 27, das 13h30min às 18h, o seminário Tendências do Mercado Imobiliário ? A Terceira Onda ? Condições de Oferta x Condições de Demanda. O evento é destinado a empresários das áreas de incorporação, construção, imobiliárias, corretores, profissionais de crédito imobiliário e demais agentes interessados no tema. Informações: fone (51) 3021.3440.
ADVB
A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil ? ADVB/RS, confirma a participação do ex-governador, Germano Rigotto, na primeira edição do ciclo de palestras denominado ?Cardápio de Negócios?, durante reunião-almoço nesta terça, 26, no Salão Mercosul, do Sheraton Hotel. A palestra terá como tema ?Os Gargalos Para o Desenvolvimento?. Convites pelo e-mail cardápio@advb.com.br.
BEST HOME
O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum comemora os 4 anos da revista Best Home com um coquetel para convidados e imprensa na próxima segunda, dia 25, das 19h30min às 21h30min, na Estação Lar - mostra de arquitetura, decoração e construção civil que está sendo realizada na Rua Campos Sales, 51.
BANRISUL
A revista Conjuntura Econômica, na edição desse mês, divulgou um amplo trabalho sobre conglomerados financeiros do país com destaque para o Banrisul, que aparece em segundo lugar entre os cinco melhores bancos públicos brasileiros. A pesquisa mostra que o Banrisul aumentou, em 2006, comparado com dados de 2005, 6,6% nas operações de crédito, 17% nos depósitos e 13,3% no patrimônio líquido.
GERDAU
O Grupo Gerdau formalizou uma joint venture com o GRUPO KALYANI, da Índia, para operar uma planta siderúrgica em Tadipatri, no sul do estado de Andhra Pradesh. Em decorrência desta joint venture, tanto o Grupo Gerdau quanto o Grupo Kalyani terão uma participação de aproximadamente 45% no capital social da empresa SJK STEEL PLANT LIMITED. Os demais 10% serão detidos por outros investidores. O investimento para a aquisição dessa participação acionária será de aproximadamente US$ 71 milhões.