O ESTRANHO PRESIDENCIALISMO BRASILEIRO
A decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro, ao escolher o senador Ciro Nogueira para ocupar a Pasta Civil, sugere, enfim, o entendimento claro de que o PRESIDENCIALISMO BRASILEIRO é um SISTEMA que, por incrível que possa parecer, IMPEDE O PRESIDENTE DE GOVERNAR. Pode?
CONSTITUIÇÃO FRANKENSTEIN
Antes de tudo é sempre oportuno lembrar a seguinte frase que José Sarney disse e repetiu pouco antes da promulgação desta péssima Constituição de 1988 : - A inclusão de todas as reivindicações CORPORATIVAS tornou o país ingovernável, fazendo da Carta Magna algo mais grave do que um Frankenstein.
SALADA DE PARTIDOS POLÍTICOS
Pois, ao longo desses 30 anos, a Constituição Federal provou que não é apenas CORPORATIVISTA. Para piorar ainda mais transformou o SISTEMA PRESIDENCIALISTA em algo totalmente dependente da vontade e do humor do LEGISLATIVO. Este PODER, por sua vez, é uma verdadeira SALADA DE PARTIDOS POLÍTICOS, cujos ingredientes dificultam sobremaneira a governabilidade. Mais: Desconsidera que os ingredientes fazem parte do PROGRAMA DE GOVERNO, peças fortemente decisivas na orientação do voto dos eleitores.
ENTEDIMENTO DA SITUAÇÃO
Ora, enquanto o povo brasileiro, notadamente a mídia, não entender que a GOVERNABILIDADE é refém das vontades do PODER LEGISLATIVO, é certo que terá maior dificuldade para perceber que a escolha do senador para ocupar a PASTA CIVIL é condição mínima necessária para que o PRESIDENTE POSSA, ENFIM, GOVERNAR. De novo: GOVERNAR significa dar seguimento efetivo aos projetos e propostas que integram o PROGRAMA DE GOVERNO.
PARLAMENTARISMO, JÁ!
Vou continuar fazendo de tudo para levar o entendimento de que o Brasil precisa, antes de tudo, uma NOVA CONSTITUIÇÃO, na qual a cláusula de barreira determine um adequado número de partidos, o voto distrital venha a existir e que o PARLAMENTARISMO seja o SISTEMA DE GOVERNO BRASILEIRO. Esta de ficar escolhendo o PRESIDENTE DA REPÚBLICA para ver o vencedor sem chances de governar é ficar sofrendo sem parar.
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ : A DESCONHECIDA HISTÓRIA DO EMBARGO CUBANO, por Nelson Rodriguez Chartand. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar