DEMOCRACIA ANÊMICA
O que mais vem minando e tornando cada vez mais frágil a democracia brasileira, que já apresenta um aspecto anêmico, é, indiscutivelmente, o Poder Judiciário. Isto, entretanto, não elimina os erros cruciais cometidos pelo Legislativo e Executivo.
IMPORTÂNCIA NEGATIVA
De novo: não é só no Judiciário que residem todos os problemas que fazem da nossa democracia um arremedo. Mas, por ordem de importância negativa, o Judiciário é, sim, o maior responsável pela grande impunidade reinante no país. Coisa que vem gerando um desânimo enorme na sociedade.
DESINTERESSE
Observem o seguinte: se muitos crimes ficam impunes no nosso país, não é porque a maioria das denúncias deixam dúvidas ou não confirmam as fraudes cometidas. Mas, simplesmente, porque o desinteresse de julgar, e punir, corretamente os safados é muito grande. Principalmente políticos e/ou pessoas mais influentes.
PRESCRIÇÕES
A prova maior está nas prescrições. Quanto maior o tempo, mais os processos caducam. E quando não é o caso, outras manobras (julgamentos confusos e de interesse) contribuem para que poucos sejam condenados. Isso, repito, mesmo com imagens claras e inconfundíveis de envolvimento dos safados.
CONTRA-GOLPE
Com este tipo de atitude do nosso Judiciário, cujos membros devem muitos favores a quem os escolheu, a sociedade só pode ficar indignada. Nada mais do que isso, gente. Porque, infelizmente, a democracia não tem capacidade de mudar esta realidade.Como os Poderes foram constituídos desta forma, qualquer coisa diferente disto já é considerado Golpe de Estado e não Contra-Golpe, como deveria ser entendido.
SEM JULGAMENTO
Enquanto vários processos criminais se arrastam por anos e anos, a maioria daqueles que envolvem políticos e similares influentes acaba sem julgamento. Tudo porque a prescrição, prevista em lei, de forma absurda, torna os bandidos mais espertos isentos de culpa.
CELEBRIDADES
Se alguém tem alguma ilusão de que isto pode ou vai ser modificado, que deixe de ser ingênuo. Hoje, a política não congrega gente competente e disposta a resolver os problemas da Nação.Depois que os partidos políticos perceberam que o povo (mal educado) adora eleger celebridades, o Congresso Nacional passou a ser frequentado por representantes guiados. A maioria, infelizmente, analfabeta.