Artigos

28 fev 2019

O PIBINHO DE 2018 E SUAS CONSEQUÊNCIAS


Compartilhe!           

70 DIAS

Considerando que o mês de fevereiro já era e parte considerável das atividades que se desenvolvem no nosso empobrecido Brasil só voltarão ao -normal- no dia 10 de março, a conclusão é muito clara: até lá o atual governo estará completando 70 dias marcados mais por promessas e menos por realizações.


PROTAGONISTA

Na real, gostem ou não os mais OTIMISTAS, o que vimos, de fato, foi a continuada colheita da interminável safra de ROMBOS nas Contas Públicas, onde a INJUSTA e INDECENTE PREVIDÊNCIA SOCIAL é a grande protagonista. 


PIB 2018

Como se não bastasse esta -COLHEITA SEM FIM- de ROMBOS nas Contas Públicas, tanto do País quanto dos Estados e Municípios, hoje cedo o IBGE divulgou nota informando que o PIB brasileiro de 2018 fechou com uma paupérrima alta de 1,1%. 


PIB/DESEMPREGO

Pois, comparando este baixíssimo crescimento econômico (1,1%) com a elevada taxa de desocupação/desemprego (12%), como revelou ontem o mesmo IBGE, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), não precisa ser iniciado em economia para concluir que  com este PIBINHO pífio não há como aumentar o nível de emprego. 


CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Como o meu papel, assim como o do PENSAR+, é o de prestar o máximo de esclarecimentos sobre a importante relação CAUSA/EFEITO das coisas que acontecem principalmente na nossa economia, aí estão alguns exemplos incontestáveis:


CAUSAS

1- a CAUSA do nosso alto DESEMPREGO se deve ao baixo, ou nulo, crescimento econômico;

2- a CAUSA do baixíssimo crescimento do PIB tem como responsável maior a nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO; 

3- a CAUSA do nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO se deve ao excessivo tamanho do ESTADO, que se apropria, constantemente, de grande parte da nossa poupança.  


A GRANDE RESPONSÁVEL

Infelizmente, o que mais se vê, lê e ouve na maioria dos meios de comunicação, é um constante ataque às CONSEQUÊNCIAS, deixando INTACTAS as verdadeiras CAUSAS dos nossos graves problemas.

De novo: a maior responsável pela nossa ridícula TAXA DE INVESTIMENTO é a INJUSTA e INDECENTE PREVIDÊNCIA SOCIAL. Aí está, portanto, a GRANDE CAUSA do nosso fracasso econômico, fiscal e, consequentemente, da ALTA TAXA DE DESEMPREGO.

Anotem aí: o Brasil só sairá da UTI quando a TAXA DE INVESTIMENTO chegar em torno de 25% do PIB (hoje está em torno de 15%). Ou seja, tudo depende da REFORMA DA PREVIDÊNCIA!!!!