Artigos

04 mar 2024

O PIB DO MÁRCIO


Compartilhe!           

O PIB SEGUNDO O ALQUIMISTA

Na semana passada, sem nenhuma surpresa, a MÍDIA ABUTRE, por conta de sua total devoção ao governo DITATORIAL liderado por um descondenado, aceitou, sem questionar, a TAXA DE CRESCIMENTO DO PIB, que, em 2023, segundo o presidente do IBGE, O -ALQUIMISTA- MÁRCIO POCHMANN, fechou em 2,9%. 


POCHMANN

A rigor, tão logo Pochmann foi anunciado para presidir o IBGE, pelo ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, em flagrante desrespeito ao Ministério do Planejamento (Simone Tebet), ao qual é subordinada, a instituição entrou em MODO -PERDA DE CREDIBILIDADE-. Para quem não lembra, Márcio Pochmann:

1- defendeu uma alíquota de Imposto de Renda de 60% para os mais ricos;

2- publicou no Twitter, que, com o PIX, o Banco Central dava “mais um passo na via neocolonial”;

3- no início de seu mandato à frente do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em novembro de 2007, afastou pesquisadores identificados com linhas de pensamento ortodoxas, como Régis Bonelli, Fábio Giambiagi, Gervásio Rezende e Otávio Tourinho, simplesmente porque não se enquadravam na sua forma de pensar. Que tal?


NOVA METODOLOGIA

Além disso, Pochmann também anunciou, em entrevista que concedeu ao Correio Braziliense, que faria uma ATUALIZAÇÃO DA METODOLOGIA do Produto Interno Bruto (PIB), com NOVOS PADRÕES para coleta de dados. Ou seja, algo SOB MEDIDA para mostrar números POSITIVOS com o claro propósito de fazer com que o povo acredite que tudo que o governo Lula-Petista planta resulta em farta colheita de enorme SUCESSO ECONÔMICO E SOCIAL. 


AGRO: O SETOR MAIS XINGADO POR LULA

Vejam por exemplo, que o SETOR AGRO, que Lula xinga diariamente, cresceu 15,1% em 2023, influenciando o desempenho do nosso PIB. Detalhe: a produção de milho e soja, duas das maiores lavouras do Brasil, foi PLANTADA em 2022. Como foi colhida no primeiro semestre de 2023, o IBGE contabilizou o ganho somando o EFEITO determinado pelo transporte e processamento industrial das matérias primas. Vale lembrar que por força do clima (el niño), a safra que será colhida em 2024 sofrerá perdas importantes.


EU NÃO CONFIO NO INSTITUTO MÁRCIO POCHMANN

Ora, considerando que o AGRO cresceu 15,1% e o PIB cresceu 2,9%, isto significa que os demais SETORES - INDUSTRIAL E SERVIÇOS- que compõem o cálculo de desempenho do PRODUTO INTERNO BRUTO foram manipulados pela NOVA METODOLOGIA. É difícil entender, por exemplo, que segundo o IBGE, o SETOR INDUSTRIAL cresceu 1,6% e o SETOR SERVIÇOS, 2,4%. Eu não confio no IBGE, Melhor: não confio no INSTITUTO MÁRCIO POCHMANN.