IMPEDIMENTOS
As taxas de juros ? prime -, definidas no Brasil como SELIC, atingiram os seus níveis mais baixos das últimas décadas. Mas, os impedimentos para que venhamos a ter taxas muito menores, se comparadas com outros países, ainda vão persistir por muito tempo, ou melhor, para sempre. Razões:
ÚNICO PAÍS DO MUNDO
Quando o Brasil é citado como país detentor da mais alta de juros deste mundo, por incrível que possa parecer não é citado como o único país que taxa as transações financeiras, como ocorre com a estúpida CPMF. De novo: ninguém cita este absurdo que só acontece aqui e que eleva dramaticamente o custo do dinheiro no Brasil.
PESO BRUTAL
Observem, por conseguinte, o peso que a CPMF vem conquistando, de forma fantástica, a cada redução da taxa Selic. A alíquota de 0,38% sobre uma taxa Selic de 25% ou 30% tem um peso relativamente baixo, mas a mesma alíquota sobre o juro atual, de 14,75%, é brutal. Notem que a taxa atual líquida, descontado o IR de 20%, é de 11,80% ao ano, ou 0,93% ao mês, capitalizados. E a incidência da CPMF, de 0,38%, é em cada transação.
LINEAR E CUMULATIVA
A CPMF, por ser linear e cumulativa, caso não seja reduzida proporcionalmente à redução dos juros vai virar um problema maior ainda. O correto mesmo seria não cobrar o estúpido tributo, mas há sempre os desavisados e equivocados que ainda exigem que o valor arrecadado seja todo ele destinado à saúde. Pode?
O PIOR CONGRESSO DO MUNDO
Uma coisa está bem clara e dispensa maiores explicações: o Brasil e o mundo nunca tiveram um Congresso como o nosso. Ninguém teve um tão ruim, tão corrupto e tão despreparado quanto o parlamento brasileiro atual. O pior de tudo é que mais de 80% dos atuais congressistas vão tentar a reeleição. Desta vez o povo vai ser testado para dizer se gosta ou não de bandidos e safados. Com a palavra, ou melhor, o voto, a sociedade brasileira.
NA CABEÇA E NÃO NOS BOLSOS
Podem inventar o que quiserem quanto à má distribuição da renda no Brasil, repleta de pessoas muito mal educadas. Acreditem: distribuam a renda em parte iguais a todos os habitantes do Brasil e, em questão de horas, o dinheiro voltará sempre, e bem rápido, para os mais inteligentes. Isto prova que dinheiro não está nem nunca esteve nos bolsos das pessoas, mas tão somente na cabeça delas. Ou seja, de quem tem inteligência. Dá-lhe educação e tudo se resolve.
INVESTIMENTOS
Durante o segundo semestre, a Região Metropolitana de Porto Alegre terá investimentos de R$ 1,8 milhão para ações voltadas ao empreendedorismo. O valor será aportado pelo Sebrae/RS, através da Unidade Regional Metropolitana, que anunciou os recursos hoje pela manhã, 25, e os resultados das iniciativas da entidade na região durante o primeiro semestre deste ano.
AGENDA ESTRATÉGICA
Hoje, terça-feira, 25, a Agenda Estratégica estará na Federasul. O projeto ?O Rio Grande Que Queremos? será apresentado na reunião da Divisão de Economia da entidade, a partir das 12 horas, no Palácio do Comércio. Em agosto, o trabalho será concluído e apresentado como sugestão aos candidatos ao governo do Estado. No mesmo mês, será definido o tipo de governança que o projeto terá, ou seja, qual a instituição deverá ser responsável pelo acompanhamento das ações até 2020. Mais informações sobre o projeto no site: www.agendars2020.org.br.
ENCONTRO COM CANDIDATOS
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul vai promover no início de agosto um encontro com os candidatos de diferentes partidos a deputado estadual e federal que são engenheiros e/ou arquitetos para um debate com os associados, com a diretoria e com os membros dos conselhos da entidade. A intenção é colocar na mesa de reunião os sérios problemas de infra-estrutura que ameaçam a produção agrícola e industrial do Estado com um "apagão logístico".
FESTA
Gastronomia e música de alta qualidade para finalizar o mês de julho com chave de ouro em uma festa animada e elegante. Assim é a Sheraton Private Party, que agita a noite gaúcha no último sábado de cada mês. A 4ª edição do ano, no sábado (29/07), inicia com jantar à luz de velas a partir das 20h30min no restaurante Clos de Moulin com um cardápio à la carte preparado pelo chef Mauro de Souza. O local oferece, além de charme e visão privilegiada da cidade, a facilidade e segurança de estacionamento dentro do Shopping Moinhos.