Artigos

10 jun 2005

O PAÍS DAS CPIs


Compartilhe!           

DOENÇA BRABA
Afetados da cabeça aos pés, os petistas adoram mostrar e se vangloriar das doenças que portam. Ontem, vibraram por conseguirem criar a CPI da Compra de Votos. Vão conseguir resultados fantásticos, certamente. Se for confirmada a compra no governo anterior, FHC será destituído do cargo de ex-presidente e tudo vai melhorar para o PT. Ao invés de olhar para frente e fazer o país andar no mesmo sentido, vivem do passado, de olhar e governar para trás. Um horror.
E OS CREDORES?
Todos os dias há noticias sobre a Varig. E em todas consta o acordo que está sendo fechado para que a empresa volte a ser viável. Só que até agora não ouvi uma palavra de concordância dos credores. Afinal, quando se deve quase 10 bilhões, é porque alguém não recebeu o seu crédito, tanto pelo serviço prestado quanto pela venda de mercadorias. Só os credores, portanto, é que podem dizer se concordam ou não com o calote. O que todos temem é que, se estamos falando de credores públicos, os contribuintes são os que pagam a conta.
PAÍS QUE DÁ CERTO (?)
Agora, segurem também esta: os funcionários da Varig estão entregando nos aeroportos, ou melhor, na entrada dos aviões, um folder com o objetivo de sentimentalizar os passageiros e procurando assim mais solidariedade. Pois ali consta uma frase inusitada: - A Varig sempre foi o melhor exemplo do Brasil que dá certo -. Que tal? Pois é, certo em que? Nem o país nem a empresa estão em condições de dar tão certo.
CAINDO FORA
Uma pesquisa recém divulgada mostra que mais de 75% dos jovens que vivem no RS gostariam de cair fora do Estado. Agora, o incrível: nenhum deles se mostrou interessado em viver em Cuba ou na Venezuela. O que, por sinal, já é um alívio. Por um lado demonstra que a paixão pelo comunismo pode estar desaparecendo por aqui. Ou, quem sabe, os comunistas gaúchos se identificam pela notória opção à mordomia, razão pela qual, na hora de se mandar preferem sempre os países com viés mais capitalista.
USANDO A IMAGINAÇÃO
Usando a imaginação, e admitindo que eles possam atingir o seu intento, muito em breve teríamos o RS identificado como um deserto. Espero, porem, que aqueles que se decidirem por ficar no Estado não sejam votantes do PT. Aí viveremos no caos total. Tal qual já acontece na Ilha do Dr. Castro, a qual está fora das pretensões dos jovens gaúchos.
MAU MOMENTO
Nunca espere que um governante, ou dirigente de qualquer empresa, venha a público para confessar o mau momento que o seu governo ou sua empresa está passando. A ordem, como se sabe, é sempre minimizar a situação para evitar pânico. Portanto, não perca tempo querendo acreditar em quem jamais vai dizer a verdade. Pode até acontecer dele mesmo não saber a real situação, mas, se souber, vai tentar disfarçar o momento. Ninguém, inclusive você, com certeza, vai querer admitir que o fogo que está debelando o circo não tem como ser apagado.
ASSEMBLÉIA GAÚCHA
Atitude corajosa e oportuna a que foi tomada pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do RS. Usando os recursos da Internet, criou um sistema de total transparência para todos os atos praticados na Casa. Desde questões plenárias até gastos com pessoal e despesas com os parlamentares. Tudo. Quem quiser acompanhar os passos de seu deputado e dos gastos com o legislativo tem como fazê-lo sem ficar implorando. Basta acessar o site: www.al.rs.gov.br e clicar no link - transparência -. Se antes os deputados não eram fiscalizados pelo povo, agora certamente precisarão tomar muito cuidado. Parabéns pela ousadia.