Artigos

22 ago 2012

O MURO BRASILEIRO


Compartilhe!           

CLARO E TRANSPARENTE
É mais do que sabido e testado que para alcançar a prosperidade e o desenvolvimento só há um caminho: a EDUCAÇÃO. Isto significa, claramente, que povo sem conhecimento e/ou discernimento não reúne condições mínimas para ser próspero e desenvolvido.
A EDUCAÇÃO E AS CRISES
Países cuja população é educada e escolarizada, como estamos percebendo atualmente, também estão sujeitas a crises. Mas, para se vencer os obstáculos e recuperar a trajetória de crescimento, a educação é fator fundamental. Quem dita o tamanho do prazo para a volta por cima é, indiscutivelmente, o conhecimento. Com discernimento.
DÁ NO MESMO
O curioso é que, grosso modo, o Brasil continua vivendo o período colonial. Se naquela época o povo era proibido de estudar, hoje mesmo que este direito já esteja garantido pela Constituição, o governo simplesmente continua dando as costas para o problema. Ou seja: dá no mesmo. O povo continua sem educação escolar.
ESTADO POLITIZADO
O interessante, para não dizer trágico e desesperador para os contribuintes, é que o gasto com a educação não cessa. Além de existente e cada vez mais alto. Observem, por exemplo, o que revela a relação CUSTO/BENEFÍCIO de um aluno da rede pública de ensino no RS. Sim, o Estado que muita gente tem por hábito dizer que é POLITIZADO.
PAGAR E NÃO LEVAR
Pois, comparando o custo (R$ 4.500,00/aluno), com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que identifica um BENEFÍCIO mais próximo de ZERO, quem teve maior prejuízo foi o contribuinte. Mesmo levando em conta que o elevado prejuízo do aluno, que permaneceu nas trevas, o fato é que imposto foi pago e o serviço não foi prestado.
GREVES
Como se vê, o Brasil, infelizmente, desde o seu descobrimento jamais escondeu o quanto despreza, e muito, a educação. O que explica, claramente, as razões que travam o nosso crescimento social e econômico. Como não existe regra sem exceção, para ser justo devo admitir que na matéria -GREVE -, grande parte dos professores do ensino público (em todos os níveis) mostram enorme capacidade para transmitir conhecimento.
CERTEZA
Ou seja, enquanto os governantes conduzirem a educação de mãos dadas com os representantes dos sindicatos dos professores, duas coisas são muito certas: 1- o gasto com a educação vai aumentar; e, 2- o conhecimento do povo vai, infelizmente permanecer inexistente. Daí a escolha que muito gente faz por escolas e universidades particulares. Que tal?