ILUMINISMO
Por mais antigo que seja o nosso planeta, foi lá no Século XVIII, conhecido como SÉCULO DAS LUZES, com o surgimento do ILUMINISMO, que o USO DA RAZÃO foi o MARCO HISTÓRICO que deu início às grandes mudanças sociais, políticas e econômicas mundo afora. Até então, como bem contam os historiadores mundo afora, a Europa Ocidental estava dominada por mandatários que governavam sob DOGMAS RELIGIOSOS ou EXERCIAM O PODER EM MONARQUIAS ABSOLUTISTAS.
Vale lembrar que ao contrário do que pregava a religião, os ILUMINISTAS defendiam que o INDIVÍDUO era o detentor do seu próprio DESTINO e que a RAZÃO deveria ser utilizada para a compreensão da natureza humana.
ESCRITA
A partir daí, os filósofos entenderam que a ESCRITA passaria a ser vista como MARCO DETERMINANTE para distinguir os povos civilizados dos povos bárbaros. Assim, o USO DA RAZÃO foi fundamental para as pessoas vencerem suas IGNORÂNCIAS E MEDOS e construírem um mundo baseado na VERDADE, NO PROGRESSO E NA LIBERDADE.
QUATRO PERÍODOS DA HISTÓRIA
Assim, os povos que viveram antes do surgimento da ESCRITA são referidos nos livros como PRÉ-HISTÓRICOS, ou seja, não fazem parte dos QUATRO PERÍODOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE: .
1- IDADE ANTIGA, contada a partir do surgimento da ESCRITA (mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano, no ano de 476 (século V)).
2- IDADE MÉDIA, período de aproximadamente mil anos, que começa com a queda do Império Romano, em 476, e vai até a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453 (século XV).
3- IDADE MODERNA, período histórico que se estende de 1453 (século XV) até 1789 (século XVIII) início da Revolução Francesa.
4- IDADE PÓS-MODERNA, ou a atual IDADE CONTEMPORÂNEA, quando deu início o desenvolvimento do CAPITALISMO COMERCIAL. Além disso foi marcada pelas viagens de expansão das Primeiras Grandes Navegações e ao longo dessas décadas, pela Revolução Industrial e pelas duas grandes guerras mundiais. Já na América Latina, o início da IDADE PÓS-MODERNA foi marcado pelas lutas de independência que modelaram o novo mapa político do continente.
NOVA ERA
Pois, passados mais de 500 anos desde o início da IDADE PÓS-MODERNA, as grandes transformações proporcionadas pelo fantástico desenvolvimento da TECNOLOGIA, somadas às inquestionáveis mudanças de comportamento provocadas pela PANDEMIA, tudo leva a crer que o mundo ocidental está prestes a dar início a uma NOVA ERA. No nosso imenso Brasil, a exemplo do que acontece na Venezuela, na Argentina, em Cuba, para ficar apenas com países da América, a NOVA ERA que está sendo perseguida pela maioria dos apaixonados pelo SOCIALISMO e/ou COMUNISMO mais parece uma reprise da PRÉ-HISTÓRIA.
CULTURA DA DESTRUIÇÃO
O que mais chama a atenção, pelas manifestações, posicionamentos e propostas que os SOCIALISTAS/COMUNISTAS defendem a todo momento de forma sempre muito organizada, é que enquanto as ERAS sempre foram marcadas pela cultura do desenvolvimento, a NOVA ERA SOCIALISTA tem como base a CULTURA DA DESTRUIÇÃO de tudo que foi construído ao longo dos séculos. Que tal?