Artigos

10 ago 2005

O MELHOR DEPOIMENTO DE M. VALÉRIO


Compartilhe!           

MAIS À VONTADE
Considero o depoimento de Marcos Valério, ontem, na CPI do Mensalão, o melhor de todos que ele fez até agora. Solto, bem mais à vontade e decidido nas suas revelações, não deu impressão de ter mentido em nenhum momento. O tempo, as notícias, os fatos e as circunstâncias parecem ter mudado o comportamento de M. Valério, a ponto de deixar muitos parlamentares na situação de mal preparados para o inquérito. Aliás, alguns deles fizeram muita questão de mostrar o tamanho das suas mediocridades. Mas, voltando ao depoente, nada o isenta do seu envolvimento e das faltas graves que cometeu. Foi, entretanto, esclarecedor para que decisões decentes possam ser tomadas daqui para frente.
MAIS ABRANGENTES
Estas recentes revelações de Marcos Valério implicam, certamente, na necessidade de que as decisões políticas sejam bem mais abrangentes. Depois, e se, confirmados os pagamentos de importâncias ?não contabilizadas?, ou ?por fora?, aos partidos políticos e seus filiados, o dever que a sociedade exige é promover a expulsão de todos os envolvidos. Não importa qual partido, qual político e em qual eleição a falcatrua e a ilegalidade aconteceu. Todos, de novo, todos devem pagar pelo erro de usarem o sistema ilegal do ?Caixa 2?.
SOCIEDADE SATISFEITA
Se o político foi eleito e exerce mandato atualmente, que seja cassado imediatamente. E se foi candidato, mas foi derrotado nas urnas, também deveria ser atingido pela lei e ficar impedido de voltar a se candidatar nos próximos oito anos. Isto seria uma punição exemplar. Mais: um princípio ético que deveria vingar para que a sociedade permanecesse bem representada e ficasse satisfeita.
DEFEITOS CONGÊNITOS
Hoje já está mais do que evidente para todos os brasileiros, que precisamos mudar muitas das leis que constam na nossa Carta Magna. De tão ruins e impeditivas para o nosso desenvolvimento, só provam que foram aprovadas por verdadeiros irresponsáveis. Foi mesmo um delírio estúpido, que já custou e vai continuar custando muito caro para o país.
VAMOS CAPITULAR
Agora, como ninguém mais agüenta as tamanhas idiotices, já se anuncia uma possível Assembléia Constituinte para 2006. Tudo para tentar corrigir os enormes defeitos de nascença da Carta de 1988. O problema, de novo, é que não há candidatos disponíveis com um mínimo de capacidade para mudanças inteligentes. Como tudo é uma questão de DNA, mais uma vez vamos capitular.
REVOLUÇÃO DOS BICHOS
O PT tem todo o direito de exigir que todos os envolvidos na prática das falcatruas em que está envolvido de maneira mais profunda sejam punidos. Concordo. Ainda assim, é preciso entender, sem qualquer tipo de emoção, que nada isenta ou ameniza os crimes cometidos pelo Partido dos Trabalhadores e seus filiados. Não é o fato de terem se transformado, partido e pessoas, em iguais aos demais naquilo que praticam. Mas, e aí o mais grave, por terem usado, ipsis literis, o que consta no livro de George Orwell - A Revolução dos Bichos - : quiseram ser mais iguais do que os outros. Pena dobrada.