Artigos

31 mar 2005

O MAL DA IDÉIA FIXA


Compartilhe!           

IMPERMEÁVEIS
Entre as doenças graves que são produzidas pelos portadores da forte ideologia socialista (ou comunista) está a idéia fixa. E, pelo visto, não há remédio capaz de fazer com que seus portadores arredem pé do que elegem. Impedidos de usar o raciocínio, o que mais caracteriza a grave doença, os socialistas também manifestam uma paixão ardente pelo Estado. O que os torna totalmente impermeáveis ao discernimento e à lógica mais simples.
FALTA DE RACIOCÍNIO
Esta intransigência, infelizmente, é muito contagiante. A ponto dos mais jovens estarem sempre dispostos a contrair o terrível vírus e, como seguidores fieis, passarem grande parte de suas vidas sendo comandadas pela falta de raciocínio. Movidos, entretanto, por uma forte capacidade de mobilização, crêem que isto é suficiente para que mostrem ter alguma razão. Ledo engano.
ÚLTIMO EXEMPLO
Se exemplos não faltam, o último foi presenciado recentemente na Assembléia Legislativa do RS. Deputados do PT tentaram, de todas as maneiras, evitar a aprovação das PPPs para questões relacionadas com a água. Argumentando que água é um bem universal entendem que só o Estado é capaz de garantir a sua existência em condições de uso e de potabilidade. E, pelo fato de existir uma empresa estatal que já atende 98% do mercado, tudo já está plenamente resolvido.
MAIS CONCORRÊNCIA
Ora, isto não é suficiente para provar que empresas privadas, que porventura queiram entrar na atividade, não possam mostrar algum sucesso ao querer oferecer serviços melhores e preços menores. Tudo dentro de regras mínimas eleitas que garantam a água como um bem universal. Com normas claras, a concorrência informará corretamente quem é mais eficiente.
MEDINDO A QUALIDADE
Se o Estado conseguir mostrar que pode e sabe competir estará dando provas através da satisfação ao contribuinte. Só a concorrência pode promover isto, gente. Portanto, mesmo sem falar em privatização, o que já é um demônio para os socialistas, é possível aumentar o número de ofertantes de serviços para medir a qualidade existente.
DESLUMBRADOS ARREPENDIDOS
Os franceses, na 2ª Guerra, caíram numa armadilha quando facilitaram a entrada das tropas alemãs na França. Mesmo advertidos pelos ingleses e americanos de que as promessas dos alemães não se concretizariam e as perdas poderiam ser grandes, não adiantou. Mais tarde, como se sabe, os aliados conseguiram a vitória, mas tudo às custas de grande destruição. Pois é. A história, ao que parece, deve se repetir.
INTENÇÕES CLARAS
Só que em outro hemisfério. Ao saber da manifestação dos EUA, que mostrou preocupação com as intenções de Hugo Chávez, Lula preferiu ficar ao lado do populista. E afirmou que não admite difamações e insinuações contra Chávez. Pelo andar da carruagem é bem provável que ainda vamos pedir ajuda pelos descalabros que vão atingir a América Latina. O tempo dirá, mas as intenções são claras.