Artigos

05 out 2004

O GRANDE NÚMERO DE DESINTERESSADOS


Compartilhe!           

ABSTENÇÕES
Enquanto os candidatos, aqueles classificados para o segundo turno com o objetivo de ocupar a Prefeitura de Porto Alegre, buscam apoio nos partidos que ficaram de fora, esquecem o número de abstenções. É gente demais. Foram 13,63% ou 137 mil eleitores que não compareceram por vários motivos, onde a idade é uma delas para deixar de ser obrigatório o comparecimento às urnas. Vejam, a soma dos votos obtidos por Mendes Ribeiro (PMDB), Jair Soares (PP), Berto Albuquerque (PSB), Vera Guasso (PSTU) e Guilherme Giordano (PCO) é inferior ao número de eleitores que deixaram de votar.
DESINTERESSADOS
Creio que são pessoas que até podem ser seduzidas, dependendo das propostas que os candidatos façam para quem se mostra muito desinteressados. Por óbvio, algo não está mexendo com seus sentimentos de serem chamados a votar. Vale uma indagação e uma busca por tal volume de votos que, como das eleições anteriores, poderia ter decidido um outro ganhador.
SEM OBEDIÊNCIA
Mesmo que os partidos e coligações classificados venham a trocar entendimentos para ganhar o máximo de apoio dos demais partidos, o eleitor não vai posar de obediente e fazer o que os políticos querem. A esta altura todos já tem uma segunda opção mais identificada e querem distância do inimigo. Embora a maioria dos eleitores não tenha grande capacidade de discernimento, pelo menos já deve saber quem mente menos. O grande obstáculo que pode prejudicar no segundo turno é o feriadão de finados. Vai pesar na decisão, pois deverá ser interrompido caso os eleitores entendam que votar é melhor do que aproveitar a praia. É concorrente forte.
MICROSOFT x LINUX
A guerra entre a Microsoft e o Linux vai longe. Embora o software Windows esteja dentro da preferência da maioria dos computadores, o preço do Linux está incomodando bastante à Microsoft. Em alguns países onde a pirataria é muito avançada, a estratégia usada pela Microsoft será a de preços extremamente baixos para tentar recuperar mercado. E isto vai influenciar aqueles que ao comprarem o Linux teriam razões para voltar ao Windows. Segundo informações, o Linux cresce num ritmo muito acelerado. Dados recentes indicam que ele já é um sistema operacional muito utilizado, embora a grande carência de profissionais qualificados no mercado. Isto explica tantos cursos atualmente. Viva a concorrência.
DIA DA PEQUENA EMPRESA
Está sendo lançado hoje, aproveitando por ser o Dia da Pequena Empresa, na sede do Sebrae/RS, o Programa Bônus Certificação. Desenvolvido pelo INMETRO, em parceria com o SEBRAE, visa tornar os produtos das micro e pequenas empresas mais competitivos. As certificações são uma garantia de que o produto da pequena empresa possui competitividade por ter sido desenvolvido dentro de um sistema de qualidade e segurança. Para isso, as empresas são acompanhadas e analisadas em um processo chamado "avaliação de conformidade", assegurando que um produto, processo ou serviço atende a determinados regulamentos. As certificações ISO, por exemplo, são reconhecidas internacionalmente. Os sistemas com esta certificação se tornam mais competitivos. Parabéns.
SIM, E DAÍ?
O desabafo consciente do ministro Humberto Gomes de Barros, que integra o grupo dos mais antigos membros do STJ, é fantástico e ataca a própria corporação. Aponta o desequilíbrio entre os Poderes como resultado de um processo de distorção progressiva. Avalia que só o Poder Executivo é completo, hoje. O Legislativo e o Judiciário estão se transformando em meios Poderes, o que estaria colocando em risco o Estado de Direito. Observando que "as ações protelatórias do Poder Executivo são as maiores responsáveis pela morosidade da Justiça brasileira", o ministro considera a greve de três meses, ocorrida recentemente em São Paulo, como símbolo da falência do Poder Judiciário. E reconhece: "a gente começa a perceber que as coisas são tão lentas, que 90 dias de paralisação não alteraram praticamente nada, porque há processo esperando quatro anos por uma distribuição. Realmente, a Justiça está falida. Não tenho dúvida". OK. Isto já sabemos, ministro. O que será feito?
LOJA SACCARO
A Saccaro Móveis, fabricante gaúcha de móveis para as áreas interna e externa, inaugura sua 16a loja exclusiva no país. A indústria está inaugurando sua segunda loja na capital paulista, tendo com objetivo aumentar sua participação no maior mercado da decoração de alto padrão do país. A expectativa é que a abertura da nova loja em São Paulo, que teve um investimento de cerca de R$ 1 milhão, represente um aumento de 10% no faturamento da marca já em 2005. A empresa dispõe de outras 40 unidades entre lojas próprias, franqueadas e store-in-store no Brasil, e o novo ponto de venda está localizado na badalada Alameda Gabriel Monteiro da Silva, com abertura prevista para o dia 06 de outubro. Sucesso, João Saccaro!
PANVEL
A Panvel está ampliando o mix de produtos da marca própria e lança a linha Panvel SPA em três versões: para Seduzir, Energizar e Relaxar. Formulada especialmente com óleos essenciais é composta por Sabonete Líquido, Body Splash/Deo Colônia, Loção Hidratante e mais um produto ( óleo para massagem,esfoliante corporal e spary aromático) que varia de acordo com o apelo de cada situação. A nova linha será apresentada, nesta 5a. feira, às 18h30, em coquetel no Hotel Sheraton em Porto Alegre.