A VELHA E MESMA MISSÃO
Cada vez que a Petrobras anuncia um aumento de preços dos combustíveis, os repórteres de praticamente todos os meios de comunicação correm -desesperadamente- em direção aos postos de abastecimento Brasil afora com a velha e mesma missão: induzir os incautos condutores de veículos a entenderem que a grande CULPADA é a GANANCIOSA PETROBRAS, que só se preocupa em EXPLORAR os usuários de veículos movidos por produtos derivados do petróleo.
QUEM FICA COM QUANTO?
Pois, a título de esclarecimento, ainda que seja um tanto inútil, a considerar que muita gente já tem OPINIÃO FORMADA PELA MÍDIA, informo que, em tese, a FORMAÇÃO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS no nosso empobrecido Brasil se dá da seguinte forma:
1- as REFINARIAS DA PETROBRAS ficam com 42,5%;
2- as DISTRIBUIDORAS e REVENDEDORES, com 16,10%;
3- o CUSTO DO ETANOL representa 15%;
4- os ESTADOS, por conta do ICMS, ficam com 20% ; e,
5- a UNIÃO, através de IMPOSTOS FEDERAIS, fica com 6,4%.
COMMODITY
Na parte que é destinada as REFINARIAS (a grande maioria, infelizmente, pertence à Petrobras), a matéria prima -PETRÓLEO BRUTO, por ser uma -COMMODITY, tem seu preço definido pelo MERCADO. Esclarecendo: COMMODITIES são BENS DE CONSUMO MUNDIAL, e como tal são comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores e/ou de mercadorias. Assim, a eventual diferença de preços dos combustíveis ofertada no mercado deriva da produtividade na operação do REFINO e não do preço da MATÉRIA PRIMA.
DISTRIBUIÇÃO E REVENDA
No tocante à DISTRIBUIÇÃO E REVENDA, vale informar que os postos de combustíveis Brasil afora, por força de LEI INFAME, são obrigados a ter FRENTISTAS, o que encarece o preço do litro da gasolina, do diesel e/ou do etanol. Mais: a parcela do ETANOL que é misturada na gasolina representa um CUSTO com pouca ou nenhuma possibilidade de manobra.
IMPOSTOS
Na esteira da FORMAÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS acima informado, sobrou o GRANDE E INTOCÁVEL VILÃO, representado por MALDITOS IMPOSTOS ESTADUAIS E FEDERAIS, que no governo passado, conduzido por Jair Bolsonaro, foram REDUZIDOS por conta da ESSENCIALIDADE CONFERIDA AOS COMBUSTÍVEIS, ENERGIA ELÉTRICA, COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO. Pois, tão logo Lula assumiu o governo, a ESSENCIALIDADE foi JOGADA ÀS TRAÇAS, e com isso a PESADA E CRUEL TRIBUTAÇÃO voltou a ocupar o velho papel de VILÃO que muita gente -FORMADA PELA MÍDIA- ignora e como tal prefere jogar pedras na GENI -PETROBRAS-, que não obstante tudo isso ainda é pessimamente administrada.