STEPHEN KANITZ
Como leitor assíduo dos textos produzidos pelo mestre em administração Stephen Kanitz, dos quais até poucos dias atrás não via razões para discordar, ao ler seu último artigo -O BRASIL NÃO É UM PAÍS CAPITALISTA- https://blog.kanitz.com.br/o-brasil-nao-e-um-pais-capitalista/. confesso que fiquei muito decepcionado. Já na primeira linha, Kanitz afirma que esse é um dos maiores ERROS cometidos por nossos intelectuais, economistas e marxistas de esquerda. Disse mais: -NÃO TEMOS CAPITAL MÍNIMO E NECESSÁRIO PARA FUNCIONAR, -CAPITALISMO SEM CAPITAL- SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA, NEM CAPITALISMO É-.
CARACTERÍSTICA DO CAPITALISMO
Ora, em qualquer livro de Economia, o CAPITALISMO TEM COMO CARACTERÍSTICA A LIBERDADE ECONÔMICA, (LIVRE INICIATIVA), O DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA, A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS E O TRABALHO. Como se vê, o CAPITAL NÃO SE RESTRINGE A RECURSOS FINANCEIROS, que antes de tudo podem ser PRÓPRIOS OU DE TERCEIROS. Bem diferente, portanto, do que afirma Stephen Kanitz.
CAPITALISMO E SOCIALISMO
Para que fique bem claro, vou mais além: o CAPITALISMO é um SISTEMA ECONÔMICO que DEFENDE O INDIVÍDUO, A PROPRIEDADE PRIVADA E TEM COMO PROPÓSITO A BUSCA PELO LUCRO. Diferente do SOCIALISMO, que DEFENDE A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA PRODUZIDA DE MANEIRA IGUALITÁRIA E SE OPÕE À PROPRIEDADE PRIVADA.
INSEGURANÇA JURÍDICA
De novo, portanto: CAPITAL FINANCEIRO, para tornar um negócio possível, exige o cálculo do RISCO e do RETORNO DO VALOR INVESTIDO. Como tal, pouco importa se o CAPITAL É PRÓPRIO OU DE TERCEIROS, pois em ambos os casos é preciso levar em conta a TAXA DE RETORNO. O que realmente afugenta os interessados é a INSEGURANÇA JURÍDICA que, infelizmente, está em franco crescimento no nosso empobrecido Brasil.
ESPAÇO PENSAR +
Assistam o maravilhoso discurso do Dep. Federal Marcel van Hatten. https://www.instagram.com/reel/C54aI_QKTrr/