BARBAS DE MOLHO
O som alto das vozes dos povos de vários países do Oriente Médio está ecoando por todos os cantos do mundo. Se nos países mais democráticos a preocupação com os agitos já impressiona, naqueles que são governados por ditadores, ou coisa parecida, os ditos-cujos, obviamente, estão com as barbas de molho.
CULTURA MILENAR
A cultura milenar dos povos daquela região, certamente, não admite uma mudança rápida de muitos comportamentos adotados pelos ocidentais. Isso, entretanto, não faz dos orientais povos cegos e sem discernimento.
IRAQUE
Percebendo o que está acontecendo no Iraque, que está começando a experimentar o regime democrático, os jovens de vários países da região se encheram de coragem e foram às ruas para dar um basta nas ditaduras e expulsar os ditadores.
ACABAR COM OS DITADORES
Pelo processo em cadeia deflagrado a partir do Egito, a encrenca promete ser muito grande. E o prazo de duração é imprevisível. Principalmente, porque a única coisa que os povos da região têm hoje, na cabeça, é acabar com os ditadores.
DAY AFTER
Não está claro, portanto, a existência de um plano para o dia seguinte. Algo que defina o quê e como os revoltosos pretendem, para seus novos governos. O que querem, enfim, que conste nas novas Cartas Constitucionais.
SANGUE QUENTE
Neste aspecto, para o bem daqueles povos, sugiro que não se deixem levar pela nossa Constituição, de 1988. Caso contrário, considerando que o sangue árabe está quente, a cobra oriental voltará a fumar. Com muito mais força.
RECADO
Chamo a atenção, principalmente, que para atender todos os privilégios, corporativos, concedidos aos ocupantes de cargos públicos, a carga tributária já chegou perto de 40% do PIB. Como os privilegiados são insaciáveis, a conta só pode aumentar. Até que o ponto em que alguns brasileiros percam a paciência e ocupem as ruas para fazer algo parecido com que estamos vendo no fervente Oriente Médio. Que tal?