DINOSSAUROS
Na segunda-feira, 28/09, a Fundação Perseu Abramo, que abriga os economistas dinossauros, em conjunto com outras organizações de esquerda lançou um documento contendo pesadas críticas à política econômica adotada no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
UNANIMIDADE
Na coletiva que concederam à imprensa, os líderes (economistas) da Fundação Perseu Abramo foram unânimes ao dizer que houve diagnóstico "equivocado" da situação econômica do país. E, de forma categórica, deixaram bem claro que são contra ao atual ajuste fiscal.
INICIATIVAS GOLPISTAS
Pasmem: os mais de cem especialistas que participaram do estudo estão muito convencidos de que as dificuldades econômicas do nosso pobre país surgiram a partir da implantação das medidas de cortes de gastos e de investimentos no primeiro semestre do ano. Pode?
Mais: mostrando preocupante insanidade mental, os autores disseram que as ações de ajuste fiscal adotadas pelo governo federal amplificam a crise política e estimulam iniciativas "antidemocráticas e golpistas". Uau!
CHAME O LADRÃO
Ontem, quando me preparava para dizer o quanto estão equivocados os detratores da nossa economia, que continuam acreditando que a salvação do país está na forte intervenção do governo e no aumento infinito dos gastos públicos, me deparei com o excelente artigo com o título - CHAME O LADRÃO-, escrito pelo economista Alexandre Schwartsman, publicado na Folha de ontem.
PEDINDO BIS
Lá pela metade do texto, Schwartsman diz, com muita lucidez: - A verdade que os punguistas econômicos querem esquecer é que as políticas que defenderam então, e que agora pedem de volta, colocaram o país numa situação insustentável.
Sua manutenção poderia até adiar o encontro com a realidade por mais um ano ou dois, mas apenas à custa do aprofundamento das distorções que se acumularam nos últimos anos: inflação mais alta, dívida em crescimento e déficits externos ainda maiores.
RECOMENDAM O CAOS
Mais: - O que eles hoje recomendam é exatamente o que nos trouxe à situação lastimável em que estamos. Confesso que, apesar disso, meu lado cruel adoraria tê-los de volta no comando da política econômica. Seria péssimo para o país, mas divertidíssimo vê-los chamando o ladrão quando o caos se instalasse de vez.
VAI ENTENDER...
Como se vê, a doença dos retardados dinossauros não tem cura. Vão morrer acreditando que o progresso depende de um ideário (Matriz Econômica) tentado em vários países, cujos resultados foram terríveis. Vai entender...