Artigos

09 mar 2005

O DILEMA E OS REPROVADOS


Compartilhe!           

SURPRESA
Todas as reformas ministeriais, em princípio, têm como objetivo tentar melhorar a governabilidade de um país. Isto implica, naturalmente, no oferecimento de cargos a políticos dos partidos aliados ao governo. Mesmo assim, alguns ocupantes dos cargos se revelam como boas surpresas e outros como verdadeiros desastres como administradores.
O DILEMA
Este tem sido, suponho, o grande dilema de Lula para a escolha de nomes que deverão substituir os ministros mais incompetentes. E a maior parte daqueles que precisam ser trocados com urgência, pertencem exatamente ao PT. Isto, certamente, tem sido uma tortura para Lula. Os que foram reprovados receberam notas muito baixas, o que tira qualquer chance de alguma tolerância. Salva-se, entretanto, neste vendaval de maus ministros, e para alegria do presidente, o ministro Palocci, revelado até agora como a grande surpresa jamais imaginada. A sua nota é dez. Com louvor.
INCOMPETÊNCIA DOBRADA
Porém, se competência fosse fundamental para ser ministro no Brasil, é óbvio que Olívio Dutra nunca poderia ter se aproximado da cadeira que ocupa. Vale o mesmo para Miguel Rosseto, que só consegue sorrir mesmo quando é fotografado ou filmado junto ao seu dileto amigo e principal assessor, João Pedro Stédile, do MST. Aí ele é só alegria. Ambos, como todos sabem, já haviam sido testados no RS e nunca poderiam surpreender depois do que fizeram com os gaúchos.
O ÓDIO DO PMDB
Outro, entre tantos, que já mostrava ser incompetente mas fez questão de dar maior transparência a sua enorme incapacidade é Amir Lando, do PMDB. É uma prova concreta de que o PMDB detesta Lula e odeia estar no governo. Se tivesse algum interesse, jamais poderia indicar Lando para ministro. Foi um deboche, uma traição a Lula. O desastre foi bem maior do que se tivesse deixado o ministério da Previdência acéfalo.
A DS E O PT
Nesta espera interminável, pelo que as conversas estão revelando, o PT está se defendendo dizendo que estar no PT é uma coisa e fazer parte da DS (Democracia Socialista) é outra bem diferente. Afirmam os mais chegados ao governo que a DS nada tem a ver com o PT. Viram só? Isto explica, em parte, que há alguma diferença entre o PT nacional e o PT do RS. Aqui é só DS. Enrustidos ou não. Afinal, o que Lula vai fazer com os seus amigos, já que não querem e não tem competência para ajudá-lo?
CPI DAS ARMAS
Está pronta para sair a CPI das Armas. Se for bem conduzida poderá esclarecer quem está por trás desta vontade lamentável de desarmar os pacíficos e aumentar o poder de violência dos bandidos. A Rede Globo, se houver vontade política e coragem, precisará explicar o porquê de tanta proteção a ONG Viva Rio. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre as vantagens do desarmamento deve mudar de opinião. É certo que todos querem paz, mas do jeito que promoveram a estupidez só conseguiram aumentar a guerra. E colaboraram decisivamente para serem os derrotados.
SEVERINO AUTÊNTICO
O papel desempenhado por Severino Cavalcanti, ontem, no plenário da Câmara é autêntico. Todos sabiam que só poderia se esperar tal comportamento. Ele é o que mostra diariamente ao longo do tempo que está na vida pública. Mesmo assim, preferiram colocá-lo no cargo de presidente da CF. Bem feito? Não, mal feito. Afinal, nós é que estamos sendo representados. Pela escolha dos incompetentes. É dose.