ÚLTIMOS 40 ANOS - 1980 A 2020 -
Em texto recente, o consultor de empresas Stephen Kanitz fez um importante comentário a respeito do estudo produzido pelo economista Claudio González, o qual chama a atenção de que nesses últimos 40 anos, o Brasil cresceu somente 0,7% per capita por ano.
DECISÕES EQUIVOCADAS
Segundo Kanitz, com total razão, o referido estudo mostra o tamanho do fracasso que foi colhido por conta de DECISÕES EQUIVOCADAS pelos nossos governantes -socialistas-, ao longo do período analisado (1980 a 2020), os quais sempre prometeram (sem jamais cumprir) COMBATER A POBREZA. Ou seja, fomos enganados pela estatística de crescimento do PIB sem levar em conta o crescimento da população. Vejam que enquanto o PIB cresceu, em média, 3,5% ao ano nesse período, a população brasileira cresceu 75% (de 120 para 210 milhões de pessoas).
UMA VERGONHA!
Kanitz adverte mais uma vez no seu oportuno artigo, que o crescimento do país se deu porque tínhamos mais pessoas trabalhando, não por causa de “políticas econômicas” bem-sucedidas. Colocado de outra forma, como insiste o consultor, a nossa produtividade per capita cresceu somente 0,7% ao ano por nada menos que 40 anos. Uma vergonha! Tivemos 40 anos de “políticas econômicas desenvolvimentistas”, que OBVIAMENTE FRACASSARAM!
DESENVOLVIMENTISMO CRUEL
Nossos mais famosos -DESENVOLVIMENTISTAS- como Celso Furtado, José Serra, Bresser Pereira, Nelson Barbosa, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares, Luciano Coutinho, todos discípulos de Gunnar Myrdal e Raúl Prebisch, provavelmente eram idealistas e bem-intencionados. O FATO é que esse DESENVOLVIMENTISMO -CRUEL- nos CUSTOU TRILHÕES EM SUBSÍDIOS, CRIAÇÃO DE ESTATAIS, INVESTIMENTOS DO ESTADO, EMPRÉSTIMOS DO BNDES (QUE NUNCA FORAM PAGOS) E UNIVERSIDADE PARA TODOS, com suas inadimplências. Para completar, Kanitz diz: - Não consigo entender como tantos jornalistas, professores, ricos, pobres e classe média querem eleger, mais uma vez, um governo “desenvolvimentista”, nos condenando a mais 40 anos do mesmo.
ENFRENTAMENTO DO FRACASSO
Como se percebe, a olhos vistos e mentes abertas, o atual governo resolveu enfrentar o fracassado -DESENVOLVIMENTISMO-, propondo, a partir do início de 2019, medidas voltadas para DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO e, da mesma forma, AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DOS BRASILEIROS. Como o entulho produzido pelo DESENVOLVIMENTISMO ao longo dos 40 anos é imenso e de difícil remoção, mais do que nunca é preciso apoiar e defender as iniciativas que vêm sendo perseguidas pela valorosa equipe econômica do governo.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: O POVO VOTA COM A BARRIGA, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar