Artigos

06 dez 2012

O CHILE E O BRASIL


Compartilhe!           

CHILE
Enquanto o PIB brasileiro encolhe a cada semana como informam tanto o Boletim Focus quanto o IBGE, o PIB do Chile não para de crescer. Mais: vai além das expectativas do mercado, como informa o IMACEC (Indicador Mensual de Actividad Económica).
IMACEC
Na semana passada, por exemplo, a projeção do IMACEC apontava para uma alta de 5% para o PIB chileno, em 2012. Nesta semana a expectativa mudou. Para melhor, gente. Agora, o crescimento econômico esperado para aquele importante país andino é de 5,7%. Que tal?
MATRIZ
Nunca é demais repetir que o Chile não é diferente dos demais países do mundo. Isto significa que também está sendo afetado pela crise mundial. A diferença, entretanto, é que além de Pinochet ter feito as reformas necessárias, com o auxílio dos Chicago Boys, os governos que o sucederam não mexeram na matriz de desenvolvimento. Simples, não?
SEM DISCURSOS
Um outro detalhe importante é que em nenhum momento os governantes chilenos saíram mundo afora discursando contra as políticas de austeridade adotadas pelos países da União Europeia. Trataram de enfrentar as adversidades com mais competitividade.
PRIMEIRO MUNDO
Este crescimento do PIB do Chile, portanto, nada mais é do que uma resultante da matriz moderna de desenvolvimento do país. Lá a carga tributária é baixa, a competitividade é alta e a burocracia não emperra os negócios. Por isso, o Chile é considerado o único país de primeiro mundo situado na América Latina.
OUTROS PAÍSES
Além do Chile, outros países, como o México, Peru e Colômbia, também devem apresentar crescimento econômico robusto em 2012. Pelos mesmos motivos. Como todos os quatro países acima se fizeram representar na reunião de Cúpula Ibero-americana, em Cádiz, no mês passado, é bom lembrar que nenhum de seus líderes esteve lá para dizer que, se não for dado um basta na austeridade, os países latinos sairão prejudicados. Só a Dilma teve esta preocupação...
CORRUPÇÃO
Nesta semana, como estamos assistindo, o governo Dilma resolveu adotar medidas cuja pretensão é fazer o Brasil crescer em 2013. Começa com enorme atraso, pois já se passaram dois anos desde que assumiu. E, até agora, a única colheita farta no país foi, sem dúvida alguma, a CORRUPÇÃO. Neste quesito, o Brasil se deu bem. Muito bem...