CARÁTER
Quem acha que o caráter de qualquer pessoa é igual àqueles com quem se relaciona, por extensão do seu próprio pensamento também está admitindo que os brasileiros em geral, pelo fato de viverem num país cercado de corrupção por todos os cantos, são pessoas dotadas de mau caratismo.
FAMA
Considere-se aí, também, que é possível medir o caráter de um povo pela classificação que o país ostenta no ranking de CORRUPÇÃO. E neste particular, como atestam os indicadores mundiais, o Brasil ocupa posição extremamente preocupante, com viés sempre de piora, lamentavelmente.
PORTO ALEGRE
Vejam, por exemplo, que a Capital do RS, Porto Alegre, para desespero dos gaúchos que gritam aos quatro ventos - SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA-, já figura entre as 50 cidades (com população acima de 250 mil habitantes) com maior número de homicídios do mundo, segundo dados do Instituto Igarapé, revelados recentemente pela revista britânica The Economist. Isto mostra o caráter do povo, certamente.
NADA ESPONTÂNEO
Aliás, já que estamos falando em CARÁTER, observem que até agora não aconteceu nenhum caso de DELAÇÃO ESPONTÂNEA por parte dos CORRUPTOS envolvidos nas inúmeras etapas da Operação Lava-Jato. Ora, isto nos leva a crer, com absoluta certeza, que os bandidos só recorreram às DELAÇÕES PREMIADAS com um único propósito: obter apenas e tão somente redução da pena. Não houve, portanto, ARREPENDIMENTO algum pelos crimes que cometeram.
LEVES E SOLTOS
Este comportamento nojento, carregado de mau caratismo, revela, com absoluta precisão, que tão logo esses criminosos venham a se livrar das penas (reduzidas), voltarão, leves e soltos, a praticar aquilo que sabem e gostam de fazer: crimes de corrupção.
CONLUIO
Infelizmente, esta é a dura realidade que o povo brasileiro precisa não só entender como se responsabilizar. Até porque mais de 300 políticos (todos eleitos pelo povo), segundo informam os delatores, estão envolvidos em atos de corrupção. Ora, quando o povo escolhe não um ou dois, mas mais de 300 vigaristas, aí não se trata de um descuido ou mero equívoco. É conluio.
DEDUÇÃO LÓGICA
A dedução lógica deste comportamento mostrado e comprovado pelo povo, tanto nas eleições quanto fora delas, é a prova de que o tecido social está fortemente emporcalhado. O cheiro de mau caratismo é sentido por todos os lados, principalmente nos movimentos de pessoas que defendem os líderes que espalharam corrupção por todos os cantos do país.