CAMINHO DA PROSPERIDADE
Antes de tudo há que se reconhecer que as administrações PETISTAS, PSOLISTAS, PEDETISTAS, etc, em momento algum admitem que o CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO- realmente -SUSTENTÁVEL- só tem chances de acontecer caso o -CAMINHO DA PROSPERIDADE-, que reconhecidamente torna qualquer viagem realmente -SEGURA, CONFORTÁVEL E MUITO MAIS ECONÔMICA-, venha a ser definitivamente LIBERADO.
ECONOMIA
Em qualquer cursinho de economia, os interessados aprendem, já no primeiro dia de aula, que a -DEMANDA- é CONSEQUÊNCIA DA -OFERTA-. Ou seja, a DEMANDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS -INEXISTENTES- por absoluta -FALTA DE OFERTA-, faz com que o PIB SEJA IGUAL A ZERO.
EFEITOS DA OFERTA E DEMANDA
A partir deste esclarecimento, fica evidente que a OFERTA depende de IDEIAS E INVESTIMENTOS. Já a DEMANDA por parte dos CONSUMIDORES INTERESSADOS, depende da RENDA e/ou do CRÉDITO. Entretanto, caso o TAMANHO DA DEMANDA se mostre MAIOR do que o TAMANHO DA OFERTA, aí a simples DISPUTA entre os CONSUMIDORES provoca uma inevitável ELEVAÇÃO DOS PREÇOS dos produtos MAIS DEMANDADOS.
TAXA DE INVESTIMENTO
Como a TAXA DE INVESTIMENTO no Brasil, que mede a relação entre o volume de investimentos e o PIB - está por volta de apenas 16% a 17%, isto significa que quanto mais DNHEIRO É JOGADO NO MERCADO, provocando uma DEMANDA DESPROPORCIONAL, o resultado é mais ALTA DE PREÇOS DOS PRODUTOS DISPONÍVEIS.
De novo: enquanto o Banco Central tenta equilibrar a OFERTA e a DEMANDA via taxa de juros, LULA POPULISTA trata de ACELERAR AINDA MAIS A DEMANDA e, consequentemente a -INFLAÇÃO- jogando mais de 30 BILHÕES no sistema financeiro, pela via de SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS, programa PÉ DE MEIA, etc... Como não há OFERTA SUFICIENTE para atender a DEMANDA, por exclusiva FALTA DE INVESTIMENTOS, o EXCESSO DE DEMANDA vai se encarregando de ferrar a nossa pobre ECONOMIA. Que tal?